Prefeitura lança edital para comércio de temporada nas UCs
17/11/2023
Praça Mont Serrat: inauguração do mural As Lavadeiras e Culto Afro Ecumênico
17/11/2023

Pedalando para o futuro: Movimento ODS Santa Catarina participa do Bicicultura Floripa 2023

O que a bicicleta tem a ver com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030? Essa temática foi uma das palestras na edição de 2023 do Bicicultura Floripa, cujo enfoque foi voltado para “Cidades Pedaláveis, Cidades Democráticas”. No segundo dia do evento, realizado no Centro de Eventos da UFSC, na tarde desta quinta-feira (16) Gisele Batista, Coordenadora de Mobilização Adjunta do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, abordou a interseção entre a bicicleta, os ODS e a Agenda 2030.

Em sua fala, Gisele apresentou dados que evidenciam a relação da bicicleta com os ODS. Um desses dados destaca como a bicicleta pode impactar diretamente o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Conforme dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) de 2022, 31,88% da população brasileira enfrenta problemas de obesidade. Nesse contexto, a bicicleta surge como uma ferramenta para promover um estilo de vida mais ativo e saudável, combatendo doenças associadas à falta de exercício físico.

Outro ODS enfatizado por Gisele é o ODS 13, que trata da Ação contra a Emergência Climática. A bicicleta, como meio de transporte de baixo carbono, torna-se uma aliada crucial na redução das emissões de gases de efeito estufa e na adaptação às mudanças climáticas.

Encerrando sua exposição, Gisele ressaltou a importância do ODS 17, que aborda parcerias e meios de implementação. Ela apresentou dados da organização Mobilize, que revelam a extensão da infraestrutura cicloviária nas cidades brasileiras em quilômetros. Segundo a organização, a capital catarinense possui apenas 41 km, evidenciando que a implementação efetiva de soluções de mobilidade sustentável demanda colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil. Gisele enfatizou:

“Apesar de as escolhas individuais serem relevantes para melhorar esses índices, ninguém é sustentável sozinho. Portanto, é crucial compreender que os meios de transporte sustentáveis impactam praticamente todos os ODS. Cada vez mais, as pessoas precisam agir de forma coletiva para garantir segurança e estímulos ao uso desse modal, com ciclovias dotadas de melhores estruturas e conexões.” Esta reflexão foi compartilhada com o público presente.

O Bicicultura Floripa continua com sua programação até o dia 19 de novembro. Para conferir a programação, acesse: https://bicicultura.org.br/.

(ODS/SC, 16/11/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *