Bicicleta elétrica compartilhada já está disponível na capital
22/11/2023
RetroSC reúne amantes da cultura gamer em Florianópolis
23/11/2023

Figueira centenária da Praça XV em Florianópolis vai ganhar voz

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 21/11/2023)

A famosa figueira da Praça XV, em Florianópolis, vai ganhar voz. Na ideia de revitalização do local, com obras já iniciadas pela prefeitura, a intenção é que a icônica árvore seja a protagonista da reconexão do Centro com o mar — algo perdido nos anos 70, com a construção do Aterro da Baía Sul.

O projeto, idealizado no Workshop que discutiu a  revitalização da Praça XV, na semana passada, é dar voz à figueira em um vídeo que será divulgado na mídia e nas redes sociais.

O Workshop foi uma realização do Laboratório de  Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabChis) da UFSC, FloripAmanhã, CDL e contou com a participação da prefeitura, servidores e acadêmicos.

— Nós imaginamos uma produção audiovisual tendo a velha figueira ganhando voz e dizendo: ”Eu sou uma senhora de 130 anos, o mar estava aqui na minha frente, mas tiraram o mar de mim e agora descobri um caminho de volta ao mar”. Então, a computação gráfica faz com que os galhos da figueira ganhem vida e movimento, e se estiquem até o mar, sobre o mapa da região central, em direção ao oceano. Serão dois galhos que representarão as alças, passarelas de acesso ao grande deck que queremos fazer no Aterro da Baía Sul, tendo o Miramar como a grande atração — explicou Eduardo Costa, professor e coordenador do LabChis da UFSC.

O assunto foi discutido no Conversas Cruzadas, da CBN Floripa, desta segunda-feira:

CBN Floripa · Conversas Cruzadas 20/11/23

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *