Presidente da FloripAmanhã fala sobre insegurança relacionada com moradores de rua em Florianópolis
10/11/2023
Bourbon Street Fest terá 2ª edição em Florianópolis no dia 9 de dezembro
13/11/2023

Estudantes do Colégio de Aplicação apresentam propostas para problemas urbanos

As turmas de 1º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam nas próximas quinta e sexta-feira, 16 e 17 de novembro, os resultados do projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, com pesquisas e propostas de soluções para problemas urbanos de Florianópolis, em seminário no Plenarinho da Câmara Municipal. Aberta a todo o público, a atividade ocorre das 15h às 18h, na Rua Anita Garibaldi, 35, Centro.

Sob coordenação do professor de Geografia Marcio Marchi, os estudantes são orientados a desenvolver estudos sobre bairros de Florianópolis, utilizando metodologia de iniciação científica e de estudo do meio, com realização de entrevistas com representantes públicos e da sociedade civil e aplicação de questionários com moradores. São levantados problemas e potencialidades para elaborar propostas de soluções para as principais questões urbanas.

Neste ano, são 14 bairros estudados: Barra da Lagoa, Costeira do Pirajubaé, Rio Tavares, Córrego Grande, Armação do Pântano do Sul, Jurerê, Pantanal, Centro, Lagoa da Conceição, Sambaqui, Campeche, Ingleses, Costa da Lagoa e Coqueiros. Os alunos pesquisam temas como acessibilidade, resíduos sólidos, poluição ambiental, saneamento básico, mobilidade urbana, sistema de drenagem, saúde, educação, infraestrutura urbana, espaços públicos e moradia.

O projeto tem o objetivo de desenvolver as capacidades de análise da realidade socioambiental da cidade e de propor intervenções ou soluções para problemas urbanos. Também busca estimular a reflexão sobre ações públicas e privadas na formação e na organização da cidade e identificar modelos de ocupação e suas consequências socioespaciais.

(UFSC, 10/11/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *