Projetista do reservatório de água no Monte Cristo aponta 7 divergências entre projeto e obra
08/11/2023
Município deve comprovar cumprimento de sentença sobre APPs às margens da Lagoa da Conceição
08/11/2023

Bicicultura 2023, em Florianópolis

Florianópolis vai sediar, pela primeira vez, o maior evento brasileiro da cultura da bicicleta, o Bicicultura 2023, que acontece de 15 a 19 de novembro no Centro de Eventos da UFSC. E como anfitriã, a cidade já se prepara para receber o público de todas as regiões do país.

Para a abertura do encontro, o hino oficial da Capital será interpretado pela cantora Cláudia Alvim Barbosa, filha do poeta Zininho, autor do Rancho de Amor à Ilha. “Meu pai sempre foi e sempre será parceiro nas pautas importantes e urgentes da cidade”, diz Claudinha, como é carinhosamente chamada, ao enviar duas fotos de Zininho, a bordo de uma bicicleta, lá pelos anos de 1938 e 1946 (em anexo)

Também na abertura, a apresentação de outras manifestações culturais da Ilha: o tradicional Boi-de-Mamão, do Pantanal, e performance artística com a benzedeira Mocotinha.

Na sequência, a programação prevê para os demais quatro dias de evento palestras, rodas de conversa, oficinas, Biciculturinha, artes, esportes, intervenções urbanas, pedaladas, feira, festas e entre outros. Os principais temas abordados e que envolvem a cultura da bicicleta serão pesquisa, turismo, educação, gênero, sustentabilidade e ativismo. Ao todo, estão previstas 57 atividades, conduzidas por mais de 90 expositores.

Entre os palestrantes, destacam-se universitários, técnicos, gestores públicos, deputados estaduais, membros da sociedade civil e empresários. “A proposta é apresentar conferencistas diversos e representativos”, aponta André Soares, da comissão organizadora, informando que já estão inscritos mais de 200 participantes.

Bicicletas compartilhadas

Dentre as atividades previstas, está a palestra de Gabriel Reis e Lucas Pacobahyba, representantes da empresa Tembici, que irá inaugurar em Florianópolis, ainda em 2023, o sistema de bicicletas compartilhadas. O tema da palestra será o “Novo sistema de bicicletas compartilhadas Tembici – concepção e tecnologia: um estudo de caso de Florianópolis”.

(Estado de Excelência, 07/11/23)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *