Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
27/10/2023
TCE/SC constata evolução dos indicadores da educação infantil da Capital após fiscalização
30/10/2023

Workshop discute revitalização da Praça XV

A Praça XV foi separada do mar e deixou de ter as características de praça central da cidade e de ponto de chegada e de saída dos visitantes, a partir do aterramento da Baía Sul de Florianópolis.

Ao longo dos anos, essa separação física provocou, além do isolamento, um vazio na frente da praça que demonstra uma certa perplexidade da cidade em relação ao que fazer naquele local. Diversos projetos já foram sugeridos e um deles chegou a ser parcialmente implementado (do paisagista Burle Marx). Hoje, à beira-mar, os equipamentos atuais (Centro Sul, Passarela do Samba e Unidade da Polícia Civil) estão de costas para o mar.

Pensando em mudar esse cenário, de 13 a 17 de novembro será realizado um Workshop para discutir a revitalização da Praça XV, segundo o conceito CHIS – Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável. A realização é do LabCHIS, laboratório da UFSC, e conta com o apoio da FloripAmanhã.

O LabCHIS vem aplicando e aperfeiçoando em diversos bairros de várias cidades brasileiras uma metodologia de workshop intensivo para definição de projetos estruturantes para o bairro. O conceito CHIS foca em medir resultados pela melhoria do bem-estar da população e não apenas pelo uso de tecnologias, destacando-se, portanto, da chamada Smart City. O Workshop CHIS consegue chegar a resultados – às vezes surpreendentes – para a cidade em um curto espaço de tempo (5 dias seguidos, 5 horas por dia). A metodologia é baseada no design thinking.

“A ideia do Workshop é coproduzir, com todos os possíveis interessados locais, um conjunto pequeno de projetos estruturantes capazes de transformar a realidade atual da Praça XV e serem o embrião da transformação de Floripa numa Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável”, destaca Eduardo Costa, professor do EGC da UFSC e diretor geral do LabCHIS.

Em agosto, uma comitiva formada pelo Prefeito Topázio, técnicos da PMF, empresários e representantes da Associação FloripAmanhã e do Movimento FLORIPA Sustentável, visitou alguns retrofits (tipo de projeto que aproveita a estrutura de uma construção existente e moderniza suas instalações, evitando o impacto ambiental de uma demolição) que estão sendo implementados no Centro Histórico de São Paulo. Para o professor Neri dos Santos, representante da FloripAmanhã no Workshop, Florianópolis precisa implementar iniciativas como essa, capazes de causar impacto positivo no entorno. “Essas iniciativas devem ser inseridas em um contexto mais amplo, que é o planejamento urbano de uma melhor ocupação do aterro da Baía Sul, ou melhor ainda, de uma desejável conexão da Praça XV com o mar. Na prática, aproveitar a revitalização do Centro Histórico de Florianópolis, que já está em curso e as iniciativas de retrofit que poderão ser implementadas, para conectar a Praça XV ao mar que, seguramente, transformariam Florianópolis em uma Cidade mais Humana, mais Inteligente e mais Sustentável”, defende.

Quem pode participar

Todas as pessoas interessadas na região, por motivos de dever de ofício (Prefeitura, Estado, União, Poder Legislativo e Judiciário), motivos acadêmicos (alunos de Pós-Graduação da UFSC e outras universidades), interesse direto (moradores, comerciantes, empresários, frequentadores) e representantes da Sociedade Civil organizada (FloripAmanhã, Floripa Sustentável e outros). O número ideal de participantes, para o bom andamento dos trabalhos e uma boa produtividade do grupo é da ordem de 50. Os participantes serão divididos, a partir do 2º dia, em sete Grupos de Trabalho (GTs) temáticos nas dimensões principais da Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (CHIS), a saber: Desenvolvimento Econômico Inteligente; Pessoas Inteligentes; Bem-estar da população; Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural; Meio-ambiente Inteligente; Inclusão Social Inteligente; e Mobilidade de pessoas Inteligente.

Os interessados em participar do workshop externos à UFSC devem inscrever-se gratuitamente até o dia 07 de novembro no site www.labchis.com/workshop-chis-praca-xv-ao-mar/ Atenção: restam poucas vagas”

A confirmação das inscrições será enviada aos selecionados até o dia 08/11. O workshop é uma atividade de trabalho intensivo – espera-se dos participantes imersão total durante o período de realização.

Todos os encontros serão realizados, presencialmente, na Uniasselvi, unidade Florianópolis, localizada na Rua Tiradentes, no Centro de Florianópolis. Serão realizadas também visitas de imersão no local objeto de estudo, isto é, a região da Praça XV até o mar.

SERVIÇO

O que: WORKSHOP CONEXÃO – PRAÇA XV AO MAR

Quando: De 13 a 17 de novembro, das 13h30 às 18h30

Onde: Uniasselvi, unidade Florianópolis, localizada na Rua Tiradentes, Centro

Inscrições gratuitas até 27/10: https://labchis.com/workshop-chis-praca-xv-ao-mar/


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *