Florianópolis vai reforçar retirada de barracas e começar censo de moradores de rua
18/10/2023
Contorno Viário: setores reagem após Arteris falar em novo cronograma das obras
18/10/2023

Pensando a Cidade: 3º debate trata sobre Segurança Pública

O projeto que visa promover debates abertos e participativos, com órgãos competentes, público em geral e especialistas, realizou na noite desta terça-feira, 17, seu terceiro encontro. A temática abordou a segurança pública do município, buscando parcerias com a Polícia, Guarda Municipal, investindo em projetos de prevenção e a participação da comunidade.

O debate seguiu a comando de especialistas no assunto, dentre eles, o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes, na oportunidade abordou sobre o conceito de segurança e prosperidade estarem intimamente ligados.

“A segurança é um dos pré-requisitos para que haja prosperidade, pois é o que garante que as pessoas consigam exercer na plenitude a sua cidadania. O que nós entendemos é que quando a segurança é um atributo positivo de uma cidade, ela ajuda a atrair e reter os melhores investimentos e talentos, que é o que se precisa para tornar esse local melhor para se viver”, destacou.

Com cerca de 537 mil habitantes, Florianópolis foi eleita a capital mais segura do Brasil, título este conquistado através de um bom trabalho realizado pelas forças de segurança do município. Buscar evidências para se basear no que funciona ou não, para a proteção e o bem estar da população, é peça fundamental para que uma cidade seja definitivamente segura.

Para o vereador Claudinei Marques, vice-presidente do Legislativo e mediador do debate, trazer palestrantes qualificados com grande conhecimento na área mostra a eficácia do serviço e a preocupação com a população e a cidade.

“Hoje os especialistas falaram com propriedade do assunto, alertando a sociedade e até mesmo nós agentes públicos que trabalhamos para os cidadãos. Florianópolis tem crescido muito e tem avançado muito, o último censo nos mostra isso já passamos de 530 mil habitantes e a segurança pública acaba se tornando uma preocupação e ao mesmo tempo um problema que vai crescendo se não estiver com boas ações voltadas para a cidade,” destacou.

Tecnologia e segurança andam lado a lado, é imprescindível que haja sincronia entre as duas partes, já que todo dia existem atualizações no meio tecnológico, com equipamentos avançados, rápidos e eficazes, e, nada melhor do que isso para contribuir e fortalecer a proteção da cidade.

“É fundamental que nos dias de hoje a gente possa aliar, a questão de pessoas, processos e tecnologias, lembrando que o mais importante para nós é sempre o capital humano. As tecnologias devem dar suporte aos processos e nisso a gente consegue fluir tudo de forma muito mais natural e muito mais ordenada e damos conta da criminalidade, a qual é sempre emergente e extremamente complexa”, pontuou o Coronel da Polícia Militar, Julival Santana.

Araujo Gomes ainda afirma que que o ranking que coloca Florianópolis como a capital mais segura do país, faz justiça a uma cidade que constrói já à muito um modelo de segurança que é baseado fortemente em polícias extremamente eficientes. “Que tem em seu apoio a justiça, como Ministério Público e magistraturas, muito atuantes, com sistema prisional que se diferencia dos demais que a gente encontra em outros lugares, pela sua eficiência, rapidez, qualidade do trabalho de ressocialização, mas, isso não é algo só governamental, temos também o componente na cidade de Florianópolis que produz muitos trabalhos, empregos e essa prosperidade. A cidade aos poucos vai incorporando bons hábitos condutas, vários padrões éticos e morais que ajudam a tornar a cidade menos vulnerável aos crimes”, enfatizou.

(CMF, 17/10/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *