Tradição é comemorada em Florianópolis como um marco da cultura trazida pelos açorianos
23/10/2023
Criação do Conselho de Desenvolvimento de São José
23/10/2023

Floripa Mais Tec Summit recebe 2,2 mil pessoas no aeroporto de Florianópolis

Mais de 2,2 mil pessoas acompanharam neste sábado (21) o Floripa Mais Tec Summit, evento que marca o início do programa Floripa Mais Tec. O encontro, realizado no Floripa AirPort, trouxe oficinas e workshops sobre carreira na área da tecnologia da informação. Mais de 12,5 mil pessoas já se inscreveram no programa que oferece formação gratuita para o setor.

🟣 Ainda dá tempo de se inscrever. Clique aqui.

Ketrin Weiss quer atuar como scrum master na área de agilidade. “Estou transitando carreira, sou formada em educação física, e a ideia agora é partir para o scrum master, que é a entrega de incrementos de valor para o cliente ao longo de um projeto, não apenas no final”, explica. A jovem de 31 anos já estuda simulados para obter certificação internacional nesta área, o que amplia a chance de ingresso no mercado de trabalho. Ela também acha que o setor é promissor para as mulheres, ainda que exista preconceito por conta do gênero. “A mulher tem direito, espaço e é capaz sim de fazer entregas excelentes nesta área”, defende.

Quem também está concluindo a transição de carreira é Patrícia de Souza, que por sete anos atuou no mercado financeiro. Ela deixou Manaus e decidiu apostar as fichas na primeira edição do Floripa Mais Tec. Atualmente, está concluindo a formação fullstack. “Participar do programa tem aberto inúmeras portas e espero em breve me encaixar no mercado de trabalho”, afirma.

Para Lucas Petrucci Taiani, de 14 anos, tudo ainda é muito novo e sua motivação está puramente na curiosidade em relação à área. “Como eu vou cursar o ensino médio integrado ao técnico no próximo ano, e o curso é o de desenvolvimento de sistemas, decidi vir conhecer um pouco das oportunidades nesta área”, conta.

Três palcos e muita interação

No Summit, os participantes puderam acompanhar palestras e mesas redondas em três palcos simultâneos. Entre os temas abordados estavam oportunidades no setor de tecnologia, com o vice-presidente de Talentos da ACATE, Moacir Marafon, e empreendedorismo para profissionais de TI, com Thaynan Costa, do Floripa Conecta. O ecossistema de inovação foi tema de mesa redonda com participação do cofundador da AltoQI Tecnologia, Rui Gonçalves, e do professor da UFSC Luiz Salomão Ribas, também fundador da TXM Methods. O evento se encerrou com um bate-papo com alunos que participaram da primeira edição do Floripa Mais Tec.

Formação para vagas que já existem

Topázio Neto, prefeito da Capital, destaca que o programa vai formar profissionais para vagas que já existem, ou seja, a empregabilidade é certa. “Este programa é de reposicionamento profissional ou de entrada no mercado de trabalho. Nós estamos ajudando a formar pessoas para ocupar postos que já existem, temos mais de 2,5 mil vagas no setor de TI aguardando por profissionais qualificados”, frisou no evento.

“O SENAI dedica-se há anos a qualificar profissionais para o setor produtivo e está aqui hoje para levar habilidades do futuro para um número gigantesco de pessoas em parceria com a prefeitura, Sebrae e ACATE. Afinal, a formação para o setor de TI é demandada por diversos setores”, comentou Marcelo Bohrer, gerente de novos produtos e parcerias da FIESC.

Para o Iomani Engelmann, presidente da Acate, a forma mais justa de criar igualdade social é por meio de empregos de alta renda. “O salário médio de entrada no setor da tecnologia é de R$ 3,5 mil. Na minha empresa eu tenho programador ganhando até R$ 20 mil. Então este é um setor que tem feito a diferença para a geração de empregos de alta renda”, revelou.

Paulo Rubin, analista de negócios do Sebrae/SC, lembrou que o programa está estimulando e desenvolvendo a economia local. “Isso dá a Florianópolis ainda mais destaque nacional e internacional na inovação e tecnologia. Não conheço no Brasil outra iniciativa como essa, um programa tão completo, disponível e democrático”, disse.

Aulão do futuro

Pela manhã, estudantes da rede municipal de edição participaram do aulão do futuro, que teve como objetivo despertar o interesse desse público para carreiras na área de TI. Sete escolas receberam o evento na Capital. A iniciação destes estudantes no mundo da tecnologia se deu por meio do aplicativo Hellow, uma aplicação gameficada desenvolvida pelo SENAI. Os estudantes que alcançarem as melhores posições no ranking avançam para as etapas seguintes de formação e podem ser premiados com headset, mesa de estudo, notebooks, smartphones, cadeira gamer, drones, além de visita ao Sapiens Park, que integra o hub de tecnologia e inovação da Capital. Docentes também serão premiados.

(Fiesc, 21/10/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *