Numa nova etapa dos trabalhos para atender moradores em situação de rua, a prefeitura de Florianópolis colocará em prática mais ações. A partir desta quarta-feira (18), a Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização sobre barracas instaladas nas ruas. Além disso, haverá a instalação de placas com alerta da proibição, conforme o Código de Posturas da Capital.

Outra ação que se inicia nesta quarta na cidade é um censo dos moradores em situação de rua. A ideia da prefeitura é ter um número correto sobre a população que precisa de atendimento atualmente. Segundo prefeito da Capital, Topazio Neto (PSD), estima-se que há 800 pessoas nesta condição em Florianópolis.

A ideia de reforçar a atuação para retirada de barracas, de acordo com a prefeitura, está baseada no conceito da prefeitura de que há na cidade estrutura para atendimento de pessoas de rua. O prefeito destaca a Passarela da Cidadania, com dormitório, e o restaurante popular, na Mauro Ramos, que oferece alimentação para as pessoas.

Nos próximos dias também será aberto um espaço de convivência diário para que a pessoa em situação de rua possa tomar banho, se alimentar e ter momentos de lazer. Para ter acessos a estes espaços, o interessado precisa fazer uma cadastro básico e seguir as regras do local. A proposta central da prefeitura, segundo Topazio, é dar oportunidade para que a pessoa consiga fazer as atividades básicas e também formar-se para trabalhar.

Veja abaixo a imagem da placa que será instaladas nas ruas de Florianópolis:

Placa será instaladas nas ruas da Capital catarinense