Entenda como o óleo de cozinha usado pode virar o vilão do verão e até da economia em SC
16/10/2023
Contorno Viário da Grande Florianópolis não será entregue em 2023
16/10/2023

Florianópolis é a primeira cidade do Brasil a implementar Consulta Ambiental automatizada

A Prefeitura de Florianópolis disponibilizou nesta semana um serviço inédito não apenas na Capital, mas em todo Brasil: a Consulta Ambiental automatizada. A ferramenta disponibilizada pelo Sistema de Gestão Territorial, o GeoFloripa, é fruto da colaboração entre a Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana e a Fundação Municipal do Meio Ambiente, a Floram, e representa um avanço significativo na gestão ambiental da cidade que tem hoje mais de 50% de seu território composto por áreas de preservação permanente.

Agora, a consulta ambiental automatizada é um requisito essencial para novas construções na cidade, e faz parte do processo de licenciamento de obras declaratórias. A ferramenta utiliza algoritmos e analisa dezenas de camadas de mapas para identificar restrições, proibições e condicionantes relacionadas aos imóveis em questão. Diversas regras foram implementadas e cada situação identificada na análise retornará condições específicas ao imóvel. O resultado é a geração de um documento automatizado que fornece informações detalhadas sobre a viabilidade ambiental no local.

A iniciativa municipal é mais um exemplo do potencial do Sistema de Gestão Territorial, o GeoFloripa, em fornecer serviços essenciais para os moradores. “A Consulta Ambiental automatizada é um passo significativo em direção à transparência e eficiência na gestão ambiental, que pode inclusive servir de modelo para outras cidades brasileiras”, afirma o Superintendente de Gestão Territorial da Prefeitura, Kaliu Teixeira.

Além disso, essa abordagem também é importante em tempos de crises ambientais, como os recentes alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas na Capital. A prefeitura realizou o acompanhamento das ações e realizou o mapeamento de todas as ocorrências no sistema Geofloripa. Ao automatizar as análises, os devidos órgãos públicos podem tomar medidas preventivas mais eficazes para evitar futuros problemas e desastres socioambientais.

Para acessar a consulta ambiental automatizada, os cidadãos devem preencher o formulário pelo link https://bit.ly/novogeofloripa, incluindo nome completo do requerente/empresa, CPF/CNPJ do requerente e inscrição imobiliária.

(Informe Floripa, 15/10/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *