Iluminação cênica da ponte Hercílio Luz tem data para ser retomada
19/10/2023
Fiscais atuam no fechamento de lojas na antiga rodoviária da Capital
19/10/2023

Energia da ETE Ingleses em um dia é equivalente a 100 casas populares em um mês

A nova Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses, a ser inaugurada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) neste mês, terá carga instalada de 633 kW. Isso significa que, em um dia operando em carga plena, a ETE consome o mesmo que em média 100 casas populares do Sul do país consomem por mês, segundo dados do IPEA sobre consumo de beneficiários de Tarifa Social de Energia Elétrica.

As grandes dimensões da ETE Ingleses não param por aí. Ao todo, foram utilizadas 327 toneladas de aço na construção, além de 3,2 mil m³ de concreto na construção, o equivalente a uma média de 400 caminhões betoneiras mobilizados.

Serão 42 mil moradores beneficiados diretamente pela obra com o esgoto tratado, uma população equivalente à da cidade de Laguna, município atendido pela CASAN no Sul do Estado. O esgoto virá para a Estação por 68,6 km de redes instaladas para futuras ligações, uma metragem superior à distância entre Florianópolis e Itapema, no Litoral Norte.

A ETE também vai lançar mais de 9 milhões de litros de efluente tratado com 98% de pureza ao Rio Capivari diariamente. Com isso, o tratamento vai atuar na despoluição do rio e garantir a balneabilidade das praias dos Ingleses e do Santinho, que recebem milhares de turistas todo verão.

A Estação recebeu nesta quarta-feira (18) a visita técnica do diretor-presidente Edson Moritz e do diretor de operação e expansão Pedro Joel Horstmann. Durante a visita, os diretores confirmaram o aumento na cobertura de esgoto da capital em 5%, atendendo aos bairros dos Ingleses e do Santinho, no Norte da Ilha.

Do total de esgoto tratado, 63% virá dos Ingleses e 37% do Santinho. O valor investido na obra supera os 132 milhões, obtido pela CASAN em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

(Informe Floripa, 18/10/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *