Tecnologia BIM pode auxiliar na preservação de Centros Históricos
13/10/2023
O sensacional presente que Florianópolis projeta para a temporada de verão
13/10/2023

A vitalidade urbana começa colocando as pessoas em 1.º lugar

Durante décadas, engenheiros de trânsito aperfeiçoaram suas competências técnicas em uma disciplina estreita, sistematicamente rasgando cidades e especialmente comunidades rurais, alargando ruas e “melhorando” cruzamentos para facilitar o fluxo do tráfego. As calçadas, antes tão cheias de vida e vitalidade urbana, tornaram-se caminhos estreitos, muitas vezes com pouco espaço para caminhar.

Olhando para as imagens históricas, não podemos deixar de notar que há uma atividade casual/social significativa nas ruas. As ruas também são muito “compartilhadas” com as pessoas que circulam pelas áreas. Não parece haver pedestres em pelotões andando pelas calçadas. Em vez disso, as pessoas reúnem-se em pequenos grupos, socializando com amigos e até estranhos, procurando fazê-los sentir-se bem-vindos.

(Confira a matéria completa em Caos Planejado, 12/10/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *