Seminário do Jornal ND debate oportunidades e alternativas para o cenário náutico de Florianópolis
18/09/2023
Artistas e produtores poderão sugerir projetos para cultura em Florianópolis; veja como
19/09/2023

UFSC explica alto percentual de alunos que abandonam os cursos

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 18/09/2023)

A UFSC entrou em contato com a coluna nesta segunda-feira (18) e divulgou uma nota sobre a elevada taxa de abandono dos alunos. O texto ressalta que a evasão é maior em cursos específicos como nas licenciaturas e baixa em medicina e direito, por exemplo.

Entretanto, o Censo de 2021 aponta que a taxa acumulada de conclusão de curso é maior nas universidades federais (42%), ou seja, 58% dos estudantes das universidades federais não completaram os cursos.

Confira a  nota da UFSC:

Esse percentual (60%) se aplica a alguns cursos que historicamente têm grandes índices de abandono (ex: Matemática, Física, alguns cursos da área de Letras). Outros cursos da UFSC, no entanto, têm altos percentuais de concluintes (ex: Medicina, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia), com taxas de abandono inferiores a 20% e 10%, considerando períodos diferentes.

A comissão instalada na UFSC está estudando os dados e em breve divulgará os resultados, incluindo os percentuais de evasão atualizados por curso.

Os percentuais da UFSC estão alinhados com dados gerais da educação superior do Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2021, a taxa acumulada de desistência em 2021, de alunos que ingressaram em 2012, foi de 59% no ensino superior brasileiro (incluindo universidades estaduais, federais e privadas). Esse percentual foi impactado pelas universidades privadas, nas quais o percentual de desistência acumulada foi de 61%. 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *