Belo e democrático, o projeto arquitetônico da Praça do Forte São Luiz, na esquina das avenidas Beira-Mar Norte e Mauro Ramos, em Florianópolis, foi selecionado entre milhares do mundo todo para integrar a 12ª Bienal de Barcelona, na Espanha, nos dias 27 e 28 de novembro. O evento vai expor 225 projetos destacando paisagismo internacional de ponta.

Criação da arquiteta Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura Viva, de Florianópolis, o projeto inclui calçadas, bancos, árvores e um espelho d’água redondo com chafarizes. O montante investido no projeto foi uma doação do Beiramar Shopping e a praça foi construída por uma parceria público-privada (PPP) entre a prefeitura da cidade e o Grupo Habitasul.

A parceria com a Habitasul foi assinada em 7 de setembro de 2022 e a inauguração da nova praça foi no dia 23 de março, aniversário de 350 anos de Florianópolis. A participação privada também integra o programa “Adote uma Praça” do movimento FloripAmanhã. Nesse projeto, o grupo vai conservar o espaço por cinco anos.

Outra vista da Praça Forte São Luís, em Florianópolis (Foto: JA8 Urbanismo Vivo, Divulgação)

E em 18 de agosto, a Praça do Forte São Luís passou a integrar o Movimento Floripa Faz Bem, da NSC, que desde março deste ano vem valorizando iniciativas que dão mais pertencimento aos cidadãos.

A inspiração de Juliana Castro para o projeto foi justamente o antigo Forte São Luís da Praia de Fora. A fortaleza foi erguida em 1771 e serviu de base para defender a cidade até 1839. Depois de desativada, o terreno ficou décadas desocupado. A nova praça, trouxe vida e paisagismo de novo ao local.