Liminar impede novas intervenções em área do entorno da Estação Ecológica de Carijós
20/09/2023
Um preocupante e recorrente cartão de visitas para quem chega em Florianópolis
20/09/2023

Museu do Lixo promove o I Festival Socioambiental de Arte e Sustentabilidade

Foto: Divulgação/PMF

Entre esta quinta-feira, 21, e segunda-feira, 25, acontece em Florianópolis o I Festival Socioambiental de Arte e Sustentabilidade, em comemoração às duas décadas de existência do Museu do Lixo. O espaço, localizado no Centro de Valorização de Resíduos, no bairro Itacorubi, é destinado à preservação de peças variadas que, se não estivessem no acervo, teriam virado lixo. O evento será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com diversas entidades.

“O museu tem hoje cerca de 40 mil peças recuperadas na coleta ou por entrega voluntária, que vão desde televisores, câmeras e rádios antigos, até quadros decorativos, fotografias e discos, entre outros. Tudo isso distribuído em um espaço que aposta na reutilização de materiais na montagem das exposições, decoração e organização dos objetos”, explica o coordenador do museu, Valdinei Marques.

A programação do Festival vai contar com visitas guiadas para estudantes, exposição de esculturas, mesas de debates e apresentações artísticas. Haverá ainda um horário de visitação no sábado, inédito dentro da dinâmica de atendimento do espaço, com o intuito ampliar as possibilidades para visitação pela comunidade interessada.

“Nessas duas décadas de existência do Museu do Lixo, o espaço se consolidou como um importante local de estímulo à uma consciência mais sustentável em relação ao tempo de vida e utilização dos objetos, que podem ser reutilizados de diferentes formas antes de irem para a lixeira”, enfatiza o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

Confira a programação completa:

21/09 – QUINTA

MANHÃ

9h – Visita Guiada ao Museu do Lixo para Escolas Básicas Municipais
9h – Exposição Eco Esculturas com Nei Marques
10h às 12h – Mesa redonda | Abertura oficial – Resíduo, Arte, Sustentabilidade: Museu do Lixo e sua importância
12h – Canção do Mar | Duo de Tai

TARDE

15h – Mesa Redonda – Museus do Lixo, Cidade e Sustentabilidade: A gestão de resíduos no contexto da cidade e sustentabilidade
17h – Show Voz e Violão | Ricardo Conceição

22/09 – SEXTA

MANHÃ

9h – Visita Guiada ao Museu do Lixo para Escolas Básicas Municipais

TARDE

15h – Oficina de Brinquedo com Nei Marques
16h – Oficina de Compostagem

NOITE

19h30 – Uma noite no Museu (atendimento EJA)
20h – Mesa Redonda | Iniciativas Sustentáveis: A mão na massa
21h – Milonga na praça (Milonga no Museu): Baile de tango

23/09 – SÁBADO

9h às 16h – Museu do Lixo recebe a Comunidade (aberto para visitação)

25/09 – SEGUNDA

11h – Solenidade | Secretaria de Meio Ambiente e Diretor de Educação Ambiental
11h30 – Show Voz e Violão | Ricardo Conceição

Observação: Todas as atividades têm vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link bit.ly/MuseuDoLixo20Anos.

Breve histórico do Museu

Criado no ano de 2003 por funcionários do serviço de coleta, o lugar é referência em Santa Catarina entre as atividades de educação ambiental sobre o descarte correto de resíduos, a reutilização e reciclagem, com destaque para a forma lúdica com que transmite os conteúdos para os visitantes.

O Museu nasceu de um sonho de mais de 10 anos de funcionários da coleta de resíduos, que pretendiam resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade. As primeiras peças separadas foram colocadas, à época, no antigo galpão de triagem da coleta seletiva. Hoje, as instalações estão organizadas em um prédio logo na entrada do Centro de Valorização de Resíduos, na Rodovia Admar Gonzaga, 130, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Visitação

O Museu faz parte da visitação monitorada ao Circuito do Lixo, no Centro de Valorização de Resíduos (CVR), local onde os resíduos coletados em toda a cidade são gerenciados de acordo com as diferentes frações: triagem dos recicláveis secos; compostagem dos orgânicos e transbordo dos rejeitos para encaminhamento ao aterro sanitário, entre outros.

O lugar recebe cerca de 7 mil visitantes ao ano e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. As visitas devem ser feitas mediante agendamento prévio pelo telefone ou whatsapp (48) 3261-4826.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *