Conselho da Cidades
04/09/2023
Terminal Cidade de Florianópolis recebe 5ª edição do Mutirão de Limpeza
04/09/2023

Mais da metade dos espaços públicos de Florianópolis receberam melhorias no último ano

Florianópolis, além das praias, dispõe de 394 espaços públicos identificados para convivência e contemplação. Destes, 250 receberam melhorias no último ano e meio.

A Prefeitura de Florianópolis, informa o secretário de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz, mantém serviço constante de melhoria com sete equipes trabalhando simultaneamente.

Hoje, seguem em execução reformas de duas praças no Continente, a Vereador Nagib Jabor, em Capoeiras, e a João Batista Vieira, no Jardim Atlântico. Também em andamento a reforma praça Edson Pereira Nascimento, na Rua Carlos Loureiro da Luz, e na área de lazer da Associação dos Moradores do Córrego Grande, ambas no Córrego Grande. Mais equipes trabalhando em espaços públicos no Rio Vermelho, Vargem do Bom Jesus, Canasvieiras, Carianos e Tapera.

De acordo com a diretora de Obras Civis da Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana (SMLMU), Izabel Cristina de Jesus, o município dispõe de dois contratos de manutenção de praças, um para atender centro e continente, outro para norte, leste e sul da Ilha de Santa Catarina.

“São espaços que oferecem conforto e convivência, é onde as pessoas se reencontram, para o bate-papo de final de semana, o jogo de baralho ou dominó. A presença e o uso dos espaços pelos moradores ampliam a segurança dos espaços públicos e inibem ações de vandalismo”, anima-se Izabel.

Segundo ela, o foco do interesse parece ser a movimentação ligada a esporte e saúde, já que são muitas as demandas de campos de areia para tênis e vôlei, por exemplo. “A comunidade quer praticar esportes dentro do próprio bairro”, relata.

A melhoria dos espaços públicos, aponta a diretora, tem reativado o interesse de adoção por associações de moradores e mesmo empresas. A Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana (Smpiu) depois de receber a proposta define o modelo de adoção a ser aplicado.

Trinta mil metros quadros no Continente

Nos últimos 60 dias, estão sendo revitalizadas pela Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana 10 praças no Continente. São mais de 30 mil metros quadrados de área entregues à população.

A Prefeitura de Florianópolis entregou nesta quinta-feira (31), a revitalização da praça e dos deques do Bom Abrigo.

No Largo do Bom Abrigo foram reformados 695 metros quadrados de deques em parceria com Infraestrutura mais 1.430 metros quadrados onde foram feitas as seguintes melhorias:
– reforma do playground
– revisão e conserto dos 32 bancos existentes
– manutenção das mesinhas
– colocação de grama
– recuperação de alambrado, pintura e nova tabela de basquete na quadra de esporte
– reforma da academia.

Lista das melhorias em espaços públicos no Continente
Reforma do Largo do Bom Abrigo – Av. Plácido de Castro 1.430 metros quadrados – Bom Abrigo
Manutenção no playground – Av. Patrício Caldeira de Andrade 160 metros quadrados – Abraão
Reforma na Praça Vereador Nagib Jabor (Lei 3784/1992) – Rua Prefeito Dib Cherem – (4.590 metros quadrados) – Capoeiras – EM EXECUÇÃO
Revitalização da Praça Eugênio de Melo – Rua Desembargador Gil Costa (1.225 metros quadrados) – Capoeiras
Reforma do Parque da Ilhota (Praça dos Cachorros) – Rua Wilson Luz – Coqueiros
Reforma da Praça João Batista Vieira – Rua Irmã Bonavita (3.162 metros quadrados) – Jardim Atlântico – EM EXECUÇÃO
Reforma da Praça Jacques Schweidson (Lei 6034/2002) – Rua Elesbão Pinto da Luz (6.066 metros quadrados) – Jardim Atlântico
Reforma da praça do Conselho Comunitário do Sapé – Rua José Luis Vieira (4.899 metros quadrados) – Jardim Atlântico
Reforma do playground – Rua dos Cedros (202 metros quadrados) – Monte Cristo
Reforma da Praça do Conjunto Panorama – Rua José Machado Simas (7.960 metros quadrados) – Monte Cristo Parceria com contrato da Secretaria do Continente
Todas as reformas foram finalizadas com serviços de limpeza e capinação.

Infraestrutura

No Continente, além disso, a Secretaria de Transportes e Infraestrutura está revitalizando o Parque de Coqueiros, que tem 35,2 mil metros quadrados de área, e transformando o Parque do Abraão em Skate Park (17,8 mil metros quadrados). Em agosto, entregou revitalização da Praça Governador José Boabaid, na Praia do Meio, com 9,3 mil metros quadrados de área.

(Informe Floripa, 03/09/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *