Entrevista: Diretora das Mulheres Participativas do Codeli
15/09/2023
Floripa 350: as mudanças na mobilidade de Florianópolis com o passar do tempo
15/09/2023

Rodrigo d´Eça Neves
Professor titular universitário, manezinho da Ilha titulado

Este é um tema muito complexo, importante e interessante. Existe uma lâmina de água doce que circula subterrânea e superficialmente entre a camada porosa da terra e a impermeável, em profundidade variável. A estas águas se dá o nome de lençol freático.

Quando pressionadas por construção, alteram seu curso e podem modificar o nível da terra da superfície. Em profundidade maior existem grandes reservas de água doce que formam verdadeiros lagos, chamados de aquíferos.

O do Norte da Ilha é nominado como Ingleses, sua pressão é elevada, o que impede a invasão da água salgada, embora esteja abaixo do nível do mar.

Esta lâmina de água doce circula por gravidade migrando dos pontos mais elevados para os mais baixos, segue um caminho profundo que termina na areia da praia ou aflora em nascentes que a faz  circular como córrego ou riacho a medida que vai juntando água até ter volume de rio. No uso humano ela abastece os poços ou ponteiras de coleta na profundidade.

É ilusório que a terra e areia funcionam como filtros liberando a água de toda impureza. Este conceito foi aplicado às fossas sépticas fazendo crer que um coletor que permitisse proliferação e ação bacteriana, deixaria a água purificada.

Entretanto na porção de sumidouro é filtrado o produto desta fermentação, mas, ele apenas retém as partículas de matéria sólida e sua parte líquida migra pelo lençol freático da região terminando em rios, lagos, lagoa e no mar.

Desta forma as areias das praias não são assépticas e albergam grande quantidade de vida bacteriana deixando a praia imprópria para o banho.

Este conceito se vale de colibacilos que são elementos vivos fecais, cujo índice determina a qualidade da praia.

Quando aumenta muito a população numa extensão limitada de água, torna-a inapta e contaminada, matando as vidas sensíveis como o berbigão, ostras, mariscos e pequenos peixes, gerando a famosa mortandade como estamos acostumados ver na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro e se inicia na nossa lagoa da Conceição.

O sistema todo é delicado e muito sensível, compete à população e dela depende a fiscalização e o cuidado de respeitar o esgoto oficial.

(ND, 15/09/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *