Governador entrega Licença Ambiental de Instalação para engordamento da faixa de areia da Praia de Jurerê
28/09/2023
Saúde em pauta: Jornal ND promove debate sobre o futuro da saúde em SC na nova edição do Super 17
28/09/2023

Desapareceu, diz presidente da Casan sobre empresa responsável por reservatório rompido

A Gomes e Gomes, construtora que ergueu o reservatório da Casan que rompeu no último dia 6 no Monte Cristo, bairro de Florianópolis, “praticamente desapareceu” desde o episódio, afirmou nesta quarta-feira (7) o presidente-diretor da Companhia, Edson Moritz Martins da Silva.

“O que se sabe é que a empresa esteva na quarta-feira [dia do acidente], falando com a perícia. Depois não apareceu mais, praticamente desapareceu”, destacou Martins da Silva em resposta a deputados da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).

Martins da Silva assumiu a presidência da Casan uma semana antes aos evento no Monte Cristo. Nesta quarta-feira (27) ele respondeu perguntas realizadas no âmbito da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia.

“O diretor da empresa [Gomes e Gomes] afirmou que apareceu lá [no dia do rompimento], emprestou uma máquina e um caminhão para o conserto”, afirmou o presidente-diretor da Casan, citando entrevistas que leu na imprensa. “De lá pra cá não se sabe mais nada”.

O ND+ procurou John Clovis Peiker, sócio da Construtora Gomes e Gomes, mas ele não quis se manifestar sobre as declarações. Em entrevista ao Jornal ND, publicada no último dia 15, Peiker destacou que a Gomes e Gomes é um dos três pilares na construção, seguindo projetos executivo e estrutural pré-definidos. “A responsabilidade foi toda jogada para nós”.

O balanço final da Casan, divulgado pelo presidente-diretor, aponta 497 pessoas diretamente afetadas pelo evento – o rompimento afetou moradores da comunidade do Sapé, na região continental de Florianópolis.

Dentre os danos materiais registrados estão 95 veículos atingidos, 186 móveis e 54 imóveis comprometidos. Foi necessário demolir sete residências. Até o último dia 20 as indenizações prévias somavam R$ 2 milhões.

Sem citar nomes, presidente destacou investigação em andamento

A Companhia está contratando uma empresa especializada para fiscalizar os 1083 reservatórios distribuídos pelo Estado, tal como as ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto). Uma comissão formada por quatro engenheiros da Casan apura as responsabilidades pelo acidente.

Justificando cautela, Martins da Silva evitou apontar culpados pelo acidente durante os questionamentos. “A construção do reservatório atingiu diversas administrações. A prudência recomendou que eu não fizesse nenhum julgamento prévio”, destacou.

A obra ficou pronta em 2014 e o contrato foi assinado em 2015. Somente em março de 2022 é que a caixa d’água passou a ser utilizado, ainda em fase de testes. “O reservatório ficou 1 ano e seis meses em teste, por quê?”, questionou o presidente-diretor.

(ND, 27/09/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *