Florianópolis terá mais uma temporada (2024) de verão sem uma estrutura definitiva para receber transatlânticos, ficando fora da rota já existente em Itajaí, Porto Belo e Balneário Camboriú. É uma vergonha.

A capital de costas para o mar busca, entretanto, uma solução temporária. Segundo disse o secretário de Turismo da capital, Ed Pereira,  na última sexta-feira (1) no Conversas Cruzadas da CBN Floripa, a prefeitura busca a instalação de uma plataforma flutuante que ficaria a 3,2 Km (duas milhas) da praia em Jurerê Internacional. O equipamento tem 18 metros de comprimento e custaria cerca de R$ 500 mil durante o período de janeiro a março de 2024.

Ed Pereira disse que a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) autorizou a instalação durante esse período e que duas operadoras de transatlânticos têm o interesse de colocar a Ilha de Santa Catarina como destino.

É louvável a iniciativa da prefeitura de Florianópolis em buscar uma alternativa, mesmo que provisória, uma espécie de “solução puxadinho”. O ideal, entretanto, é termos uma estrutura permanente capaz de receber as grandes embarcações.

Ouça o programa: