Canais artificiais e museu: o futuro do aterro da Baía Sul em Florianópolis
30/08/2023
Aeroportos de Florianópolis e Salvador terão tetos tarifários reajustados, conforme contrato de concessão
31/08/2023

Soluções para o saneamento básico de Florianópolis são tema de seminário do jornal ND

Serão mais de cinco horas de debate para contextualizar os desafios e apresentar alternativas para o saneamento básico de Florianópolis. Nesta quarta-feira (30), o segundo seminário do projeto Super 17, do jornal ND, que celebra os 17 anos do veículo de comunicação, promove discussões com o tema “Cidades Sustentáveis: Saneamento Básico”.

Novamente no âmbito do Fórum 2050, abordando desafios para as próximas décadas, nove painelistas debaterão tratamento de esgoto, abastecimento de água, tratamento de resíduos sólidos e drenagem fluvial. O evento ocorre no Square SC, na SC-401, em Florianópolis, a partir das 14h, e terá participação do prefeito Topázio Neto (PSD).

O público pode se inscrever gratuitamente pelo Sympla ou assistir à transmissão ao vivo do portal ND+. Entre os painelistas estará Claudio Stabile, presidente de uma das principais companhias de saneamento do Brasil.

Curador do seminário, o professor Neri dos Santos acredita que saneamento básico é a questão mais urgente a ser debatida em Florianópolis. Ele falou sobre o convite a Claudio Stabile. “Estamos trazendo o presidente da melhor companhia de saneamento no Brasil. Se o Paraná pode [ter um bom saneamento], por que Santa Catarina não?”, questiona o professor.

Para Neri, o assunto é importante porque está ligado à saúde pública. “O mosquito da dengue, por exemplo, se prolifera em Florianópolis por falta de saneamento básico. O argumento da água parada é ‘para inglês ver’. O que gera mais problemas para a saúde pública é o problema do saneamento”, enfatiza.

Outra razão apontada é que a falta de saneamento básico destrói o principal valor da cidade: a natureza, sobretudo os recursos naturais e mais especificamente as praias, como ocorreu no verão passado, quando a Capital teve problemas de balneabilidade nos estudos semanais realizados pelo IMA-SC (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina).

“Não podemos mais esperar 50 anos. A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está há 52 anos como concessionária do serviço de esgoto e água em Florianópolis e ainda terá mais 50 anos para resolver? Isso não é possível”, reclama Neri.

O professor lembra que saneamento básico preocupa bastante a prefeitura e a sociedade civil, por meio de entidades como Floripa Sustentável e FloripAmanhã, e que o jornal ND vem abordando o tema e a direção entendeu que, nos 17 anos do jornal, seria oportuno refletir sobre assuntos relevantes para a cidade.

“O Grupo ND quis trazer essa discussão à baila e vamos encontrar uma saída. Queremos ver o que o Paraná está fazendo, as melhores práticas, experiências e como poderíamos implementar na Grande Florianópolis”, salienta.

O seminário

O painel vai discutir a realidade do saneamento básico e esgotamento sanitário em Florianópolis. Além disso, formular soluções inovadoras e sustentáveis, implementadas em outras cidades, que poderiam resolver o problema da capital catarinense.

Também será abordada a realidade do abastecimento de água na cidade e as necessidades de abastecimento no futuro, considerando o crescimento populacional. Coleta, transporte e destinação do lixo e a possibilidade de implementar um programa de lixo zero também estão na pauta.

Fechando os debates, será abordada a macrodrenagem, que pode ser a solução para os constantes alagamentos decorrentes das chuvas na Capital. Como Florianópolis tem um ecossistema muito frágil, o seminário quer levantar soluções para as constantes inundações cada vez mais frequentes na cidade. O evento, mais uma entrega do jornal aos leitores e a cidade nas celebrações do aniversário é patrocinado pela Veolia e apoiado pelas entidades FloripAmanhã e Floripa Sustentável.

Confira a programação

O quê: Fórum 2050 – Seminário Cidades Sustentáveis: Saneamento Básico

Quando: hoje, das 14h às 19h

Onde: Square SC, na SC-401, torre Business

“Cidades Sustentáveis: Saneamento Básico”

Abertura: prefeito Topázio Neto

14h – Debate sobre tratamento de esgoto

  • Painelistas:
  • Fabio Braga, secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis
  • Edson Moritz Martins da Silva, presidente da Casan
  • Claudio Stabile, presidente da Sanepar
  • José Luís Netto Menezes, FloripAmanhã
  • Paulo Cordeiro, engenheiro

16h – Proposições

16h30 – Intervalo

16h45 – Debate sobre tratamento de resíduos sólidos, abastecimento de água e drenagem fluvial

  • Painelistas:
  • Bruno Muehlbauer, diretor executivo de desenvolvimento da Veolia
  • Emerilson Gil Emerim, coordenador de Meio Ambiente do Movimento Floripa Sustentável
  • Pedro Joel Horstmann, diretor de Operação e Expansão da Casan
  • Bruno Vieira, superintendente de Saneamento de Florianópolis

19h – Encerramento

(ND, 30/08/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *