CASAN promove nova ação para orientar sobre obras de saneamento na Trindade
29/08/2023
Projeto de lei que levará água e luz a pessoas com vulnerabilidade é aprovado na Câmara
29/08/2023

Museu do TJSC recebe escrituras históricas da capital que desnudam escravidão na Ilha

A Escrivania de Paz do Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, entregou ao Museu do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na última sexta-feira (25/8), um acervo com 23 livros de notas. O material, de alto valor histórico, traz escrituras feitas entre os anos de 1853 (a capital catarinense tinha, à época, 180 anos; hoje tem 350) e 1911.

As informações históricas contidas no acervo ainda precisam ser pesquisadas a fundo. Mas um garimpo preliminar feito pela oficial designada da Escrivania do Ribeirão, Giane Cátia Rosa Alves de Carvalho, mostra escrituras da vida política da cidade, como atas de eleições, e registros raros da vida social, como separação de casais com divisão de bens – circunstância desconhecida na cidade até então.

O que mais aparece na busca preliminar, no entanto, são escrituras relativas à escravidão no município (a abolição no país data de 1888). O Livro de Notas n. 2, de 29 de agosto de 1853, por exemplo, registra duas doações de escravos. A primeira, na folha 18, diz: “Escritura de Doação dos pais para a filha de ‘criola’ de 5/6 anos”. A segunda, na folha 40, destaca: “Os pais doam para a filha um ‘criolinho’ de 4 anos no valor de 200 mil réis”.

(Confira a matéria completa em TJSC, 28/08/2023)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *