ACIF recebe prefeito para discutir melhorias sobre saneamento básico em Florianópolis
25/08/2023
PENSANDO A CIDADE: Terrenos de Marinha é tema de primeiro ciclo de debates na Câmara de Florianópolis
25/08/2023

CASAN prossegue monitoramento ambiental da baía do Saco Grande e rios do Monte Verde

A CASAN realizou esta semana novas coletas de água e sedimentos na baía do Saco Grande, na região próxima à Praia do João Paulo, e nos rios Vadik e Pau do Barco, no bairro Monte Verde e Saco Grande, em Florianópolis. O trabalho é realizado desde 2020 e faz parte do programa de monitoramento ambiental da região, que está recebendo obras de esgotamento sanitário.

Durante as saídas de campo, que são trimestrais, são coletadas amostras em 10 pontos  ̶  sete na Baía Norte, no entorno da Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós), e três em área urbana, ao longo do curso dos rios. O material é levado para laboratório, para realização de análises de parâmetros físico-químicos que ajudarão no estabelecimento de um diagnóstico da situação ambiental dos rios e da baía. Os parâmetros são determinados pela legislação ambiental (CONAMA n° 357/05 e CONAMA n° 454/14).

O trabalho de monitoramento já tem registradas 14 saídas de campo e prosseguir, permitindo um comparativo dos resultados antes das obras de saneamento e após o início de operação, além de acompanhamento da eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto João Paulo. Atualmente a falta de infraestrutura sanitária torna a região vulnerável à contaminação por lançamento de esgoto irregular nos rios e canais de drenagens.

SES Saco Grande/João Paulo

A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) está em andamento com a construção da ETE João Paulo e o assentamento de redes coletoras nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande. Os bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui também serão beneficiados com essa infraestrutura, possibilitando o início de operação das redes de coleta de esgoto já instaladas na região. A implantação do SES tem investimento de R$119,6 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

(CASAN, 24/08/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *