Tesouros arqueológicos
14/07/2023
Blitz Sanear decreta 15 dias para correção de despejo de esgoto no Centro de Florianópolis
17/07/2023

Prefeitura de Florianópolis inicia revitalização em mais uma via do centro leste da cidade

Crédito: Léo Russo/PMF

A Prefeitura de Florianópolis iniciou na manhã desta quinta-feira (13) a revitalização de mais uma via do centro leste da cidade, desta vez, do Calçadão da Rua Antônio Luz, bem em frente ao Terminal Cidade de Florianópolis. Com isso, abre-se mais uma frente de trabalho nessa importante região, que também já conta com obras na Rua Tiradentes e na Rua dos Ilhéus. Os serviços são conduzidos pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

No Calçadão da Rua Antônio Luz, apenas o piso em petit pavê será substituído por piso em granito. Sendo que a previsão é a de que a troca do pavimento aconteça até novembro, quando todas as obras previstas para o entorno da Praça XV de Novembro devem ser concluídas.

Na Rua Tiradentes, a revitalização que começou no início de junho segue com os serviços de recuperação de drenagem e de melhoramento das calçadas, nos primeiros 50 metros. Esta via precisou ser interditada, de modo que quem vier da Avenida Hercílio Luz em direção à Rua dos Ilhéus, no entorno da Praça XV de Novembro, deve acessar a plataforma 1 do Terminal Cidade de Florianópolis (paralela ao calçadão da Rua Antônio Luz), que foi liberada para o trânsito.

Na Rua dos Ilhéus, a primeira via do entorno da Praça XV a receber a revitalização a partir desse mês de julho, iniciou pela recomposição do paralelepípedo. No momento, o trânsito, que havia sido liberado em apenas uma faixa no começo dos trabalhos, está fluindo normalmente, mas voltará a ter a restrição a partir da semana que vem, quando as obras vão avançar 20 metros à frente, sentido Praça Getúlio Vargas.

Lembrando que, nesta via, as obras vão acontecer no trecho entre as ruas que fazem frente para a Catedral e para a Praça Fernando Machado, e que no lado da Praça XV, será mantida a calçada em petit pavê e o meio-fio. A pista e a calçada à direita da Rua dos Ilhéus, no mesmo sentido, é que vão passar por alterações. O pavimento da pista será todo de paralelepípedo (hoje uma pequena parte tem asfalto) e nivelado à calçada. Esta, por sua vez, será alargada e refeita de concreto coberto por placas de granito, tal como as novas passagens de pedestres, para garantir maior acessibilidade. Já a área do atual estacionamento dará lugar a uma ciclofaixa também de concreto, que será implantada até o Terminal Cidade de Florianópolis. No mais, vai ser feita a recuperação do sistema de drenagem.

Mais sobre a revitalização

O Calçadão da Rua João Pinto foi a primeira das oito vias a serem contempladas com revitalização do centro leste a ficar pronta. As demais vias a serem beneficiadas são as ruas Arcipreste Paiva, da Praça Fernando Machado e a que fica em frente à Catedral, no entorno da Praça XV, e a Rua Nunes Machado.

As obras no Calçadão da Rua João Pinto buscaram priorizar os pedestres, tal como acontece na Rua Vidal Ramos, também na região central. Neste sentido, foi recuperado o sistema de drenagem, recolocado parte do pavimento de paralelepípedo (após retirada para limpeza) e, para dar acessibilidade, a altura do piso da via foi nivelada às novas calçadas de concreto cobertas por placas de granito que, por sua vez, ficaram no mesmo patamar das travessias de pedestres do mesmo material.

Também foram preservadas partes dos meio-fios de granito, considerados de valor histórico, e colocado mobiliário urbano (bicicletários, bancos de concreto, lixeiras, floreiras e vasos). Bem como instalados balizadores (estruturas tubulares de aço para delimitação do espaço entre a pista e a calçada), principalmente nas esquinas.

No geral, as vias vão receber as mesmas benfeitorias do Calçadão da Rua João Pinto.

E, além disso, terraplanagem onde for necessário para uniformização da altura da pista e da calçada; alargamentos das calçadas e, consequentemente, estreitamentos das pistas; reorganização das vagas de estacionamento onde não for calçadão; implantações de segmentos de ciclovias com placas de granito, e a devida sinalização horizontal e vertical.

De forma complementar, o pavimento asfáltico existente tanto na via em frente à Catedral quanto em trechos de outras ruas será retirado para resgatar ou receber pavimento de paralelepípedo, e que o calçadão da Rua Antônio Luz terá o petit pavê substituído por placas de granito.

Quanto às vagas de estacionamento, as mudanças vão acontecer na Rua Arcipreste Paiva, Rua dos Ilhéus e Rua Nunes Machado.

Nas duas primeiras vias, as vagas dos lados opostos ao da Praça XV deixarão de existir para que possa ser dada continuidade às ciclovias das vias. Assim, a ciclovia da Arcipreste Paiva será estendida até o Largo da Alfândega, e a da Rua dos Ilhéus irá ao Terminal Cidade de Florianópolis.

No caso da Rua Nunes Machado, que atualmente tem vagas de estacionamento em ambos os lados da via, passará a dispor do espaço destinado aos veículos somente num lado.

As obras em andamento contam com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações, à exceção do Calçadão da Rua João Pinto. E toda essa revitalização é executada pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento da ordem de R$ 7,1 milhões. O prazo total de conclusão previsto vai até fevereiro de 2024.

(PMF, 13/07/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *