Justiça exige cumprimento de decisão sobre estacionamento do Centro de Florianópolis
14/07/2023
Tesouros arqueológicos
14/07/2023

Novo sistema de esgoto de Ingleses será inaugurado em setembro pela Casan

Da Coluna de Emanuel Soares (Jornal Conexão, 13/07/2023)

O novo sistema de esgoto de Ingleses, em Florianópolis, será inaugurado em setembro pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). A pré-operação possibilitará que o esgoto seja tratado em Ingleses e depositado em nível terciário no Rio Capivari. A obra executada pelo Consórcio Trix-Infracon está em fase final na ETE (Estação de Tratamento de Efluente). Com a pré-operação, os moradores contemplados poderão ligar o esgoto na rede da Casan a partir da inauguração. Para o evento, é esperado o prefeito Topázio Neto (PSD) e o governador Jorginho Mello (PL). A data ainda será confirmada.

No prazo de pré-operação, a Casan vai trabalhar junto com técnicos da obra para que a ETE funcione perfeitamente. Depois, a Casan assume totalmente o trabalho e vai tocar o serviço no bairro. A tendência é que o esgoto de Ingleses que hoje é tratado em Canasvieiras, passe a ETE nova. Ainda faltam algumas obras complementares como um emissário ao longo da Rua Intendente João Nunes Vieira. Essa tubulação será responsável por transportar o esgoto de parte do bairro para a estação de tratamento.

A obra executada pelo Consórcio Trix-Infracon já passou por 4 aditivos de prazo e dois aditivos financeiros. O mais recente ampliou o término da obra, em função da declaração de recuperação judicial da empresa Trix Engenharia, que liderava o consórcio. A Casan pressionou e ameaçou negativar a Trix e a Infracon Engenharia, caso a obra não fosse finalizada, o que impediria ambas de participar de licitações públicas. A Infracon assumiu a parte final e deve ser a responsável por finalizar os trabalhos.

A obra chegou a ficar 5 meses parada, após a pandemia, com a justificativa que o consórcio, hoje com uma das empresas em recuperação judicial, pedia reajuste financeiro em função do aumento dos insumos.

A obra
A ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho está recebendo investimentos de R$ 123,5 milhões, valor financiado junto à Jica. São 58 quilômetros de rede instalada, além de estações elevatórias e uma ETE com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário (o processo mais completo).

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento certo, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela Casan de que as ligações podem, então, ser providenciadas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *