Evento Fenaostra marcado para agosto é adiado para outubro, em Florianópolis
21/07/2023
Confira as atrações do Floripa Eco Festival que será realizado no Campeche
24/07/2023

Manifesto em defesa do Litoral: Não à faixa de 300 metros como “APP”

O movimento Floripa Sustentável, constituído por 44 entidades representativas da comunidade catarinense e florianopolitana, vem publicamente manifestar seu repúdio e estranheza à determinação da Justiça que obrigou o Instituto do Meio Ambiente (IMA) a publicar uma nova portaria (nº 165/2023) especificando como Área de Preservação Ambiental (APP) toda caracterização de restinga e, consequentemente da APP, independentemente da existência de vegetação, na faixa mínima de 300 metros, medidos a partir da linha preamar máxima.

A decisão da magistrada Keila Garcia simplesmente “congela” essa faixa de 300 metros nos 550 quilômetros do Litoral catarinense, sem atentar para o que preconiza e determina a Lei Federal ou mesmo o que são “restingas” de acordo com definições científicas. Ou seja, tal decisão leiga e simplista manda que se pegue uma trena e se meça 300 metros a partir da linha preamar máxima – e tudo isso se transforma em APP que não pode sofrer qualquer intervenção.

Há de se louvar a pronta ação da própria presidente do IMA, Sheila Martins Orbens Meirelles que, diante da forte repercussão na sociedade civil, contrária à determinação judicial, se reuniu com o Procurador-Geral do Estado e solicitou as providências necessárias para que a própria PGE assuma a adoção das medidas judiciais cabíveis.

Importante ressaltar que a intempestiva decisão judicial prevê multa diária à presidente do IMA em caso de descumprimento dessa descabida sentença.

Diante desse quadro inusitado, o movimento Floripa Sustentável apela aos poderes Executivo, Legislativo e, especialmente, ao Judiciário, para a imediata reversão da decisão, em prol da população litorânea catarinense e florianopolitana, assim como de toda a cadeia produtiva estadual que depende econômica e socialmente desse enorme segmento que se encontra à beira do mar.

No mesmo sentido, o movimento do Floripa Sustentável, por meio da união de competências de suas entidades participantes, coloca à disposição do poder público profissionais técnicos, seja na área ambiental, jurídica ou urbanística, para que possam colaborar na mais rápida solução desse equívoco, que coloca insones milhões de catarinenses e florianopolitanos.

FLORIPA SUSTENTÁVEL
44 ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA COMUNIDADE CATARINENSE

(Assessoria de Imprensa Floripa Sustentável, 21/07/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *