Previsão é de que até 2033 Florianópolis tenha 90% de regularidade no esgotamento
03/07/2023
Passageiros de ônibus de Florianópolis podem embarcar e desembarcar em qualquer lugar das 22h às 6h
03/07/2023

Limpeza de canal expõe vazamento contínuo

Reportagem esteve no local no dia 29/06 e verificou que o esgoto continha a ser jogado a céu aberto, em um desafio para a equipe da Blitz Sanear, da Prefeitura, que apesar de ter lacrado uma saída de esgoto está longe de resolver o problema. (Foto: Imagem da Ilha)

Após denúncia do jornal Imagem da Ilha, a Prefeitura da Capital se mobilizou.

Conforme matéria publicada no dia 25/05, uma equipe da Floram foi já no dia seguinte vistoriar a área denunciada para definir quando poderia ser realizar a limpeza da mata ciliar, e com isso poder identificar novos descartes de esgoto no canal localizado ao longo do Residencial Village Club, no Saco Grande.

Com o mal tempo no início de junho, a operação só foi iniciada no dia 13/06 e teve  a duração de 2 dias (foto: Floram).

No entanto, segundo moradores do Residencial,  após a limpeza pode ser constatado a que o esgoto de residências localizadas na Servidão Natalina Machado, e já vistoriadas pela Blitz Sanear continua a ser depejado na rede pluvial trazendo água turva e mal cheiro para o canal que desagura no mar. O que mais preocupa além do mal cheiro, é uma possível contaminação de mariscos em fazendas marinhas localizadas no Cacupé.

Na semana passada a reportagem do Imagem da Ilha voltou ao local para checar de perto a evolução da situação, e verificou que mesmo após multa da Prefeitura e até lacração de tubulação irregular de uma das residências localizadas na Servidão Natalina Machado, na lateral do Residencial, ainda se pode constatar que tudo continua como antes, como se nada tivesse sido feito. Resta saber se esse esgotamento sanitário continua sendo despejado por residências localizadas na Servidão, ou quem sabe poderia seria ser decorrente da obra de um grande empreendimento localizado no alto da Rodovia Haroldo Soares Glavan, e que também dá fundos para o residencial.

(Portal Imagem da Ilha, 02/07/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *