Zona Azul
17/07/2023
Projeto Destrava Floripa é inconstitucional, diz Ministério Público de SC
17/07/2023

Cenário desafiador

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 17/07/2023)

Pesquisa feita pela Abrasel nacional na última semana de junho mostra que o setor de alimentação fora do lar em Santa Catarina vem enfrentando dificuldades. De acordo com o levantamento, 45% das empresas de gastronomia têm pagamentos em atraso – seja impostos, fornecedores ou serviços públicos – e a maioria opera no prejuízo desde a pandemia. Para se ter ideia do panorama: 87% das empresas consultadas estão devendo impostos federais.

É bom lembrar que o segmento foi um dos mais afetados pelo fechamento das atividades e restrições durante a crise
sanitária. Muitos CNPJs, inclusive, foram encerrados. O cenário é preocupante e, ao mesmo tempo, desafiador para o segundo semestre. Mesmo diante da atual situação, 36% das empresas pretendem contratar até o fi nal do ano, perspectiva animadora – especialmente se considerarmos que o setor de bares e restaurantes é tido como o berço do primeiro emprego. É a porta de entrada ao mercado de trabalho para muita gente. “O setor de comércio e serviços segue dando a oportunidade para quem busca o primeiro emprego ou efetivação dentro da empresa, mesmo sufocado por impostos”, garantiu a presidente da Abrasel/SC, Juliana Motta.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *