Floripa Regular: Prefeitura lança programa de regularização fundiária que busca beneficiar mais de 25 mil famílias da Capital
06/07/2023
Comissão de Orçamento avalia cumprimento de metas fiscais em Audiência Pública
06/07/2023

Blitz Sanear lacra tubulações irregulares após morador recusar fiscalização domiciliar

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, lacrou mais três tubulações que estavam desaguando em bueiro na servidão Isabel João Jacinto, em Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha. O locatário do imóvel não autorizou a entrada da fiscalização na casa para aplicação do teste de corante após ser denunciado por descarte de esgoto em drenagem pluvial.

No mesmo endereço, um segundo morador, também denunciado por descarte de esgoto em rede pluvial, não autorizou a entrada da equipe da Blitz para realização da vistoria. A Intendência do bairro foi acionada para lacrar o ponto de infiltração que há entre a máquina de lavar roupas, onde foi identificada a ligação, e o bueiro, localizado em frente ao imóvel.

A fiscalização ainda se estendeu para a estrada Haroldo Soares Glavan, no bairro Cacupé, onde dois condomínios e um bar foram fiscalizados. Os residenciais receberam a equipe para uma ação de retorno, a qual constatou que o primeiro não seguiu as orientações de obras encaminhadas durante a última visita ao local. No segundo, foi feita análise do efluente final da ETE (estação de tratamento de esgoto) do prédio, que não está de acordo com a legislação vigente. A Floram prepara o Auto de Infração para notificar todos os responsáveis.

O bar, localizado na rua Quinze de Novembro, foi denunciado por deságue de esgoto na rede pluvial. Durante a ação, ficou confirmada a infiltração de esgoto da caixa de gordura para a drenagem pluvial. A Vigilância Sanitária Municipal, que integra a Blitz Sanear, lavrou novo Auto de intimação e determinou a correção da infiltração de esgoto do e impermeabilização da caixa de gordura.

Canais de denúncia e atendimento

A Prefeitura de Florianópolis possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções ou denúncias contra crimes ambientais relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar queixa à Ouvidoria é o número de WhatsApp (48) 8482-9617. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para agendar uma inspeção gratuita com a equipe técnica do Floripa Se Liga na Rede, os contatos são: WhatsApp (48) 98821-6499, telefone (48) 3307-1223 ou o endereço de e-mail floripaseliganarede@pmf.sc.gov.br. O Floripa Se Liga na Rede é um programa de caráter educacional e não lavra autos de multa.

(PMF, 05/07/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *