Arquitetura e Urbanismo promove evento sobre projetos da arquitetura moderna em Florianópolis
05/07/2023
Ruas do maciço do Morro da Cruz começam a ser asfaltadas
05/07/2023

Beach clubs: apreensão em Jurerê Internacional

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 05/07/2023)

Resultado de uma ação que gerou insegurança jurídica durante 16 anos, começaram a ser demolidas ontem as edificações consideradas irregulares em cinco beach clubs de Jurerê In, no Norte da Ilha. A ordem partiu de uma sentença da 6a Vara Federal de Florianópolis, que determinou mudanças nas estruturas e a recuperação das áreas ambientalmente degradadas pelas intervenções ao longo dos anos. A derrubada parcial das construções causa apreensão, considerando a importância do setor para o turismo, especialmente na temporada de verão, e que projeta a cidade inclusive internacionalmente.

Não se sabe ainda o impacto da redução da estrutura física dos estabelecimentos no movimento e nos empregos gerados. Mas parece inevitável o prejuízo para a Capital. O segmento gera cerca de 400 empregos diretos, além de valorizar o balneário, como bem lembrou o advogado Ricardo Halla, representante de três dos cinco beach clubs afetados.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. GUILHERME SANTOS DE FARIAS disse:

    Nada contra, nem a favor dos beach – clubs, mas em primeiro lugar: não são o foco, do turista na ilha de Santa Catarina. Segundo: Creio que a insegurança jurídica, tão propalada por aqueles que tem seus interesses e ações corrigidos pela justiça, é causada, principalmente pela ocupação irregular dos espaços públicos, por construções irregulares ou por aqueles que não respeitam a legislação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *