Algo raro, a união da esquerda e da direita, ocorre na ideia de viabilizar o transporte coletivo gratuito em Florianópolis. O tema passou a ser discutido nos ambientes empresariais e no Sindicato da Construção (Sinduscon/Grande Florianópolis). Nos movimentos de esquerda, a pauta do “passe livre” e “tarifa zero” já é uma luta histórica, mas vem crescendo.

O vereador pelo PSOL, Afrânio Boppré, é o presidente da recém criada Frente Parlamentar da Tarifa Zero.

— A tarifa zero é o SUS da mobilidade e uma das principais formas de garantir acesso a outros direitos — explica o vereador.

— Nós já estamos discutindo isso e estudando o tema dentro da entidade. Há, ainda,  uma equação do custo que precisa ser resolvida. Não sei se é viável, mas a cidade precisa discutir o assunto — afirmou Fabrício Schveitzer, diretor do Sinduscon Grande Florianópolis.

A Prefeitura de Florianópolis se manifestou em nota:

A Prefeitura de Florianópolis informa que acompanhará as discussões e estudos da Frente Parlamentar da Câmara Municipal a respeito da tarifa zero no transporte coletivo. O Município já vem subsidiando uma série de incentivos ao uso do ônibus e entende que esta é uma demanda crescente nos últimos anos. A viabilidade da medida dependerá da fonte de financiamento para tal benefício, principalmente através do Governo Federal, a qual município já vem solicitando há tempo, principalmente após a pandemia.