Deficiência no saneamento básico de Florianópolis
21/06/2023
MTur realiza primeira capacitação de destinos que foram selecionados na Estratégia Nacional DTI Brasil
22/06/2023

FloripAmanhã faz apelo ao prefeito sobre saneamento da Capital

Em reunião nesta segunda-feira (19), a entidade solicitou informações sobre o andamento do Pacto pelo Saneamento

Preocupados com a qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável de Florianópolis e, também, com as recentes notícias sobre a situação financeira da CASAN, a qual é responsável por implementar o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico e prestar serviços à Capital, a Associação FloripAmanhã se reuniu com o prefeito Topázio Neto nesta segunda-feira (19) para solicitar informações atualizadas sobre o saneamento, e fazer um apelo à atual situação da cidade, que se encontra com várias obras em atraso.

“O que mais nos preocupa é que existe uma multa hoje acumulada em aproximadamente R$ 12 milhões que a Casan tem junto a órgãos ambientais federais provenientes das Unidades de Conservação pertencentes à União, e isso pode ter consequências graves num futuro próximo. Outro fator levantado é que, atualmente, a Casan fornece prestação de serviço para 194 municípios de Santa Catarina, sendo que Florianópolis e São José correspondem a quase 50% da arrecadação estadual da empresa. Ou seja, claramente está sendo feita uma transferência de recursos da Capital para o interior. Portanto, o que volta de retorno ao município é insignificante”, explica Jaime de Souza, presidente da FloripAmanhã.  

Foram solicitadas à Prefeitura Municipal de Florianópolis as seguintes informações:

    1. Detalhes atualizados sobre o andamento do Pacto pelo Saneamento, incluindo metas, prazos e ações executadas até o momento;
    2. Informações sobre as obras estruturantes previstas para melhorar o saneamento básico em Florianópolis, tais como construção ou expansão de redes de esgoto, estações de tratamento, sistemas de drenagem e outros projetos relevantes para a melhoria da balneabilidade;
    3. Dados sobre os investimentos realizados na área de saneamento e balneabilidade nos últimos anos, incluindo recursos próprios e provenientes de convênios, parcerias ou outras fontes de financiamento;
    4. Detalhes sobre as estratégias adotadas pela Prefeitura para envolver a comunidade local, entidades ambientais e outros atores relevantes no processo de preservação e melhoria da balneabilidade.

“O prefeito Topázio Neto se comprometeu em repassar as informações solicitadas, pois ele, mais do que ninguém, está preocupado com a situação e gravidade do saneamento básico da Ilha. Estamos certos de que, com transparência e engajamento, podemos trabalhar juntos em prol de um futuro mais sustentável para nossa cidade”, destacou Jaime de Souza.

A entidade também aproveitou a reunião para solicitar apoio institucional à Prefeitura sobre a utilização do Parque Manguezal do Itacorubi. Na ocasião, o prefeito Topázio Neto assinou uma Carta de Intenções em que apoia a proposta de estudos da empresa Biosphera Consultoria e Empreendimentos Ambientais, em parceria com FloripAmanhã, sobre o bioma do Parque Municipal Manguezal do Itacorubi/Complexo Ambiental Estuário Fritz Muller, visando criar um masterplan que contemple a adequada intervenção de proteção e do desenvolvimento sustentável daquele ambiente, da sua fauna e flora, dando ao cenário fontes de pesquisas e contemplação, inclusive turística, segundo as melhores práticas existentes no mundo em ambientes de tamanha magnitude e sensibilidade.

Junto com o presidente da FloripAmanhã, Jaime de Souza, também estiveram presentes o vice-presidente, Salomão Mattos Sobrinho, o diretor Hamilton Peluso, o coordenador do GT de Saneamento, José Luiz Neto Menezes, o integrante do GT de Saneamento Paulo Aragão, o conselheiro Aliator Silveira e a diretora executiva, Márcia Regina Teschner. Pela prefeitura, estavam Zena Becker, Fábio Braga e Rafael Hahne.

Nota sobre o assunto publicado na Coluna de Fabio Gadotti (ND, 21/06/2023)


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

2 Comentários

  1. dilamarsantos disse:

    A falta de informações pública sobre o saneamento, a falta de alguma estratégia ou projeto que possa ser divulgado, a falta de disposição do município de informar qualquer situação, beira a irresponsabilidade. A sensação ( e talvez não seja só a sensação) é de que estamos em um navio sem rumo. A administração pública vai adivinhando o próximo passo. E sózinhos,sem nenuma consulta pública efetiva.

  2. Gabriel Marques disse:

    Obrigado, pela noticia nos merecemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *