Diálogos Pela Sustentabilidade: ODS nas Políticas Públicas
20/06/2023
Secovi e Sinduscon promovem debate sobre o Plano Diretor de Florianópolis e seus efeitos para o mercado imobiliário
21/06/2023

CIEE/SC e FloripAmanhã lançam programa de assessoramento às entidades sociais de Florianópolis

A ação que conta com apoio da FloripAmanhã visa profissionalizar e fortalecer as organizações da sociedade civil da Capital do Estado.

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/SC lança no dia 5 de julho, o programa de Assessoramento para organizações da sociedade civil de Florianópolis. O lançamento será no gabinete do prefeito da capital, Topázio Neto.

O programa pretende contribuir para a formalização, profissionalização e sustentabilidade das organizações, especialmente as de idosos, crianças e adolescentes, por meio de apoio, orientação, formações e consultorias nas aéreas contábil, jurídica e de assistência social. “A nossa intenção é fortalecer as entidades sociais apoiando no seu processo de formalização e profissionalização. Desta forma, as organizações têm a possibilidade de acessar recursos de fundos públicos como o da Criança e Adolescente e o Fundo do Idoso”, destacou o presidente do Conselho de Administração do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani. “Queremos ajudar na auto sustentabilidade das entidades, fortalecendo suas ações e seus serviços, contribuindo assim para o fortalecimento de toda rede socioassistencial da qual faz parte o CIEE/SC”, completou.

Parceria – Uma das organizações que recebe assistência do CIEE/SC é a Associação Vida e Movimento, de Florianópolis. A entidade foi criada em 1984 e presta assistência social e educacional a pessoas acima de 18 anos com deficiência intelectual e leve e suas famílias. Atualmente, a associação atende a 33 pessoas em dois turnos, de segunda a sexta-feira. “O CIEE/SC nos forneceu todas as orientações necessárias para a regularização das nossas atividades na área da assistência social, como também orientações sobre a importância da entidade ter uma equipe técnica capacitada”, explica a diretora voluntária Silvana Deichmann Zimmermann.

Por isso, desde 2022, a associação obteve a inscrição no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e está inserida na política de Assistência Social, como um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Fato que possibilita o acesso aos fundos públicos.

O Programa contará inicialmente com o apoio técnico e instrucional da Associação FloripAmanhã, SESCON da Grande Florianópolis e CRCSC, recebendo ainda o apoio de outras entidades que deverão aderir a partir do lançamento.

O que é?
Programa que oferta apoio e orientações contábil, jurídica e de assistência social para entidades. A atuação do Programa de Assessoramento presta apoio técnico as entidades e organizações da sociedade civil para sua regulamentação e administração, objetivando a ampliação da oferta dos serviços aos usuários das diversas políticas públicas.

Quem pode participar?
Organizações da Sociedade Civil, Entidades de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Idosos.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *