Audiência pública sobre eventos no campus da UFSC, em Florianópolis, acontecerá nesta terça-feira
19/06/2023
Sol, Charles Chaplin e Banda da Lapa levam centenas de pessoas ao parque em Florianópolis
19/06/2023

CASAN avança nas obras de implantação de rede coletora nos bairros João Paulo e Monte Verde

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do programa Pacto pelo Saneamento, seguem avançando no andamento das obras de implantação de rede coletora de esgoto nos bairros João Paulo e Monte Verde, em Florianópolis. No João Paulo, a companhia trabalha no assentamento das tubulações nas ruas Otávio Francisco Quintino e São Miguel e nas servidões Cantídio João Dias e Oscar João Costa. No Monte Verde, as obras acontecem na servidão Almeida.

O trabalho de assentamento da rede apresenta algumas especificidades conforme o local de execução. Em caso de vias estreitas, existe a necessidade de interdição do trecho para a passagem de veículos. Nesse caso, o bloqueio acontece apenas durante a execução do trabalho, no período das 7h às 17h. Em locais onde são encontradas rochas de difícil remoção, a CASAN executa uma operação de fragmentação não explosiva utilizando a tecnologia Pyroblast/DGGI-FR – Dispositivo Gerador de Gases Instantâneo Fragmentador de Rochas.

A técnica de fragmentação não explosiva é indicada para áreas de alta urbanização por ser extremamente segura e reduzir o impacto ao meio ambiente e à população do entorno. O procedimento gera baixo nível de vibração do solo, baixa emissão de pó e ruído, além de não liberar gases ou resíduos tóxicos no ambiente. A recomposição do pavimento é iniciada em até 15 dias úteis após o término da instalação da infraestrutura, devido à necessidade de aguardar o assentamento do solo no local que recebeu a tubulação.

As obras de implantação do SES Saco Grande tem investimento de R$119,6 milhões, com recursos garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Ligações não estão autorizadas

Mesmo após a finalização da obra, os moradores das localidades que receberam a rede não devem efetuar a ligação do imóvel à Caixa de Inspeção (CI) da CASAN. Para que o esgoto seja coletado e tratado pela companhia, todo o sistema deverá estar concluído e em operação. Ligações realizadas antes podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e saúde pública. No momento adequado, a CASAN divulgará orientações autorizando a conexão.

Dúvidas e informações

A CASAN disponibiliza o contato do programa socioambiental para informações e esclarecimentos através do número de whatsapp (48) 991545691.

(CASAN, 16/06/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *