Pescadoras se dedicam a pesca da tainha e se desdobram para serem reconhecidas na profissão
23/06/2023
A poluição sonora no trânsito de Florianópolis
23/06/2023

Aeroporto de Florianópolis é primeiro lugar em prêmio sobre sustentabilidade

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 22/06/2023)

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, um reconhecimento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O terminal da capital catarinense foi o mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros/ano. A cerimônia de premiação, aconteceu na quarta (21), em Brasília.

Entre os sete itens avaliados no programa Aeroportos Sustentáveis estão quatro temas centrais desenvolvidos pela área de sustentabilidade do aeroporto: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar.

O prêmio levou em consideração, por exemplo, que 70% dos resíduos gerados no Aeroporto Hercílio Luz são desviados de aterro e encaminhados para reciclagem, compostagem e coprocessamento. Nos primeiros cinco meses do ano, foram 204 toneladas, peso equivalente a três aeronaves A33o lotadas.

Além disso, 100% da energia utilizada no aeroporto vem de fonte limpa e certificada e os drones utilizados nas inspeções de pista reduzem a emissão de 2,9 toneladas de CO2 por ano.

Até o final de 2023, o terminal chegará à marca de 45% de redução no consumo de água, resultado de investimentos em processos inovadores, como a osmose reversa (tratamento e reutilização da água do ar-condicionado).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *