Judicialização do Plano Diretor é atraso para Florianópolis
03/05/2023
Prefeitura de Florianópolis entra com recurso após Justiça suspender Plano Diretor; entenda
03/05/2023

Impasse no Plano Diretor de Florianópolis traz insegurança jurídica

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 03/05/2023)

A suspensão judicial do processo legislativo do Plano Diretor de Florianópolis traz de volta o fantasma da insegurança jurídica. Essa é a opinião de Carlos Leite, diretor do Sinduscon e representante da entidade no Conselho da Cidade.

— Essa decisão beira o absurdo. Nós estamos falando de todo um processo que foi acompanhado pelo Ministério Público e o Poder Judiciário. A insegurança jurídica voltou, porque as entidades que acompanharam tudo agora dizem que não foi cumprido como foi combinado com elas — afirmou.

Kaliu Teixeira, Superintendente de Planejamento e Gestão Territorial de Florianópolis, disse ao programa Conversas Cruzadas desta terça-feira (2) que não há como apresentar os estudos pedidos pelo MP e exigidos pela Justiça.

— Por exemplo, os incentivos previstos no plano terão uma regulamentação própria em lei específica após a aprovação do PD. Então, qualquer simulação seria algo no escuro. Nós apresentamos já um estudo global para mostrar os principais impactos na infraestrutura urbana e a necessidade de investimentos. Não há como fazer uma simulação tridimensional de tudo, seria uma mentira. Além do mais, conforme prevê o Estatuto das Cidades, qualquer empreendimento maior irá precisar de um estudo de impacto de vizinhança, então, antecipar isso agora, em larga escala, ficaria muito distorcido — disse o representante da prefeitura da capital.

Ouça o programa:

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Joel Nunes disse:

    Saudações!

    Em que pese todos os nobres esforços de organizações, que lutam por uma “decente ocupação urbana” de Florianópolis, a sensação que fica é de que, ao final, sempre prevalece a voracidade do “poder econômico”, que atua, normalmente, em cumplicidade com setores do Poder Público.

    Num momento crítico que a cidade enfrenta, quanto à mobilidade urbana, ocupações desordenadas (ainda, que legalizadas), etc., quando o mais sensato é que se pudesse “parar” e “repensar” o futuro de Florianópolis; acontece exatamente, o contrário: aprova-se um Plano de Diretor, o qual, não obstante à sua maquiagem, irá – na realidade -, fomentar o CAOS SOCIAL, já instalado há tempo. LAMENTÁVEL!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *