Uma boa notícia para a saúde pública de Florianópolis
17/05/2023
Questionário aplicado aos municípios pelo TCE/SC busca traçar raio-X da qualidade dos serviços de água e esgoto no Estado
18/05/2023

Governo de SC responde FloripAmanhã sobre revitalização do prédio da escola Lauro Müller

Escola Lauro Müller, no Centro de Florianópolis, está fechada desde o final de 2019 (Foto: Reprodução/Google Maps)

Em resposta à carta enviada pela FloripAmanhã à Secretaria de Estado da Administração, que trata da revitalização e restauro da Escola Básica Lauro Müller, a secretaria respondeu que há um processo administrativo em andamento que visa a contratação de empresa para elaboração de projeto de reforma e restauro da referida Escola, a qual abrigará a nova sede do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.

A resposta ressalta que o projeto em questão visa a conservação, adequação e adaptação arquitetônica das edificações que compõem a Escola Lauro Müller, buscando também a preservação e valorização dos elementos portadores de significado, uma vez que se trata de patrimônio histórico e cultural, tombado pelo município.

Dentre os objetivos do projeto, está o de resgatar e preservar a memória da cidade, através do reconhecimento da importância da Escola Lauro Müller não apenas no contexto do município de Florianópolis, mas do Estado de Santa Catarina como um todo, através da criação de um espaço de uso público com funções que atendam à sociedade catarinense. Neste sentido, a inserção do patrimônio cultural edificado no cotidiano das pessoas, respeita e valoriza a sua preexistência, possibilitando a preservação de um marco através da vitalidade dos espaços, transformando-o em local acessível e conectado com o entorno urbano. Além disso, busca-se restabelecer a unidade do bem cultural, respeitando sua concepção original, os valores de tombamento e seu processo histórico de intervenções, atentando-se aos requisitos legais e técnicos dispostos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Florianópolis e à legislação pertinente para aprovação e regularização junto aos órgãos competentes.

Ressalta-se, por fim, que “o Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Infraestrutura e Fundação Escola de Governo (ENA), têm trabalhado arduamente na elaboração da documentação e no cumprimento dos requisitos necessários à consecução do procedimento licitatório visando a revitalização e restauro da Escola Lauro Müller a fim de que o projeto arquitetônico cumpra o seu papel de renovação cultural, protagonizando o reencontro da sociedade catarinense com a sua história.”

O tema é pauta do REVIT – Grupo de Trabalho que trata da Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente de Florianópolis, coordenado pela FloripAmanhã. O presidente do REVIT, Salomão Matos Sobrinho, destaca a importância dessa obra: “O prédio é tombado pelo patrimônio municipal, o que significa que é um bem público de interesse histórico, arquitetônico e cultural. E o fato de ser construído com tijolos maciços assentados com óleo de baleia o torna ainda mais especial e raro, pois é um método de construção que caiu em desuso há muito tempo. A revitalização é de extrema necessidade para a preservação da história e da cultura do município de Florianópolis”.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *