Feira Internacional de Artesanato e Decoração – Feincartes vai reunir artesãos de 15 países em Florianópolis
05/05/2023
Florianópolis recebe a Feira do Mel de Santa Catarina em maio
05/05/2023

Doze medidas para reduzir o número de carros nas ruas

Ao mesmo tempo em que são responsáveis por cerca de 50% a 60% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, conforme dados do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN Habitat), de 2021, os municípios são também os lugares com o maior potencial para desencadear iniciativas de combate ao aquecimento global. E uma das principais formas das localidades contribuírem para o atual processo de transição energética e descarbonização da economia é retirando mais carros das ruas.

Essa é a conclusão do estudo “A dozen effective interventions to reduce car use in European cities: Lessons learned from a meta-analysis and transition management (Uma dúzia de intervenções eficazes para reduzir o uso de veículos nas cidades europeias: Lições aprendidas com uma meta-análise e gerenciamento de transição)”, divulgado em 2022. A pesquisa revisou mais de 800 relatórios produzidos, desde 2010, sobre o assunto na Europa, e fez uma avaliação mais aprofundada de 24 documentos que quantificaram o retorno de medidas para diminuir a utilização dos automóveis nos municípios. A partir desse material, foram identificadas 12 ações efetivas para incentivar que mais indivíduos adotem outras maneiras de deslocamento, como caminhar, pedalar ou usar o transporte público.

(Confira a matéria completa em Somos Cidade, 04/05/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *