Guarda Turística
31/05/2023
Servidores de Florianópolis deflagram greve nesta quarta-feira
31/05/2023

CASAN realiza monitoramento ambiental da baía do Saco Grande e seus afluentes

A CASAN realizou novas coletas de amostras de água e sedimentos na baía do Saco Grande, na região próxima à Praia do João Paulo, e nos rios Vadik e Pau do Barco, no bairro Monte Verde e Saco Grande, em Florianópolis, para dar continuidade ao programa de monitoramento ambiental da região que está recebendo obras de implantação de sistema de esgotamento sanitário.

As equipes do programa socioambiental das obras coletam amostras de 10 pontos da região, sendo 7 localizados na Baía Norte, no entorno da Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós), e 3 em área urbana, ao longo do curso dos rios. É possível estabelecer um diagnóstico da situação ambiental dos rios e da baía através da análise laboratorial de parâmetros físico-químicos e biológicos determinados pela legislação ambiental (CONAMA n° 357/05 e CONAMA n° 454/14).

A comparação dos resultados também permite fazer o acompanhamento da evolução dos indicadores ambientais nos pontos de amostragem ao longo de todo o processo de implantação da infraestrutura, no período anterior, durante e após a conclusão da obra, possibilitando, inclusive, avaliar a eficiência do tratamento de efluentes da ETE  depois que o sistema entrar em operação. Atualmente, a falta de infraestrutura sanitária torna a região vulnerável à contaminação por lançamento de esgoto irregular nos rios e canais de drenagens.

Na região, a CASAN também realiza o monitoramento de blooms de fitoplâncton. Os blooms são florações anormais de microalgas estimuladas pelo aumento excessivo de matéria orgânica nos cursos d’água. O aparecimento dos blooms ocasiona a diminuição do oxigênio dissolvido na água, o que pode resultar na mortandade de peixes e outras espécies da fauna aquática, em um processo conhecido como eutrofização. Ambos os programas de monitoramento foram aprovados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

SES Saco Grande

A implantação do SES está em andamento com a construção da Estação de Tratamento do João Paulo e o assentamento de rede coletora em João Paulo, Monte Verde e Saco Grande. Os bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui também serão beneficiados com a ligação ao sistema, possibilitando o início da operação da infraestrutura já instalada na região. A implantação do SES tem investimento de R$119,6 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

(Casan, 30/05/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *