Santa Catarina apresenta os menores índices de desigualdade de renda do país
15/05/2023
CASAN inaugura novo Centro de Controle Operacional
15/05/2023

Blitz Sanear intima moradores do Saco Grande após denúncia de despejo de esgoto em terrenos vizinhos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, intimou duas famílias do bairro Saco Grande após uma vistoria na região que avaliou se havia descarte de esgoto das moradias em terrenos vizinhos. A ação ocorreu após o recebimento de denúncias anônimas por parte da equipe, que também esteve no bairro Agronômica nesta quinta-feira (11).

Ambos os casos foram registrados na Rua da Apicultura. Na primeira fiscalização, a queixa relatou presença de esgoto desaguando no imóvel dos fundos. O teste do corante, que consiste na aplicação de um líquido vermelho pelas tubulações de um imóvel, foi aplicado. Na sequência, os fiscais da Blitz Sanear lavraram um auto de intimação com prazo de 30 dias para adequação do sistema de esgoto sanitário da edificação.

A segunda ocorrência se deu de forma semelhante. Também sob denúncia, mais uma residência recebeu aplicação do teste do corante nas tubulações. Ao fim da análise, a fiscalização lavrou um novo auto de intimação com registro para melhoria do sistema de esgoto sanitário, também com prazo de 30 dias.

No bairro Agronômica, na rua Antônio Carlos Ferreira, uma terceira denúncia foi atendida pelos agentes. Os moradores do endereço perceberam o vazamento de esgoto em frente a um dos imóveis da vizinhança, acionando a fiscalização para vistoria. Ao fim dos trabalhos, foram identificadas caixas de inspeção e poços de visita obstruídos em um trecho da via. A prefeitura informou o problema à Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para que sejam preparadas ações de manutenção e limpeza da rede no local.
Floripa Se Liga na Rede

Pelo menos 15 residências localizadas nos bairros Capoeiras, Coqueiros, Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé passaram por inspeções do Floripa Se Liga na Rede. Após o agendamento do serviço de forma gratuita, os moradores receberam os agentes para realização do serviço na quarta-feira (10).

Durantes as atividades, 12 casas apresentaram irregularidades no sistema de saneamento, com registros de conexão entre água pluvial e rede de esgoto, ausência de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão, conexão parcial com a rede de esgoto sanitário, conexão parcial com a rede pluvial e ausência de ligação com a rede de esgoto sanitário.

Por determinação, são estipulados 30 dias para o conserto de irregularidades consideradas comuns. Para os registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção, que fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado, é orientado que os responsáveis corrijam o problema e, na sequência, façam contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.

O Floripa Se Liga na Rede é realizado pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Casan, enquanto as ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.

(PMF, 11/05/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *