Pescadores já estão preparando tudo para o início da safra da tainha desse ano
14/04/2023
Dívida de aluguel do mercado público que ultrapassa os 2 milhões deve ser paga até a próxima semana
14/04/2023

Não vai funcionar, diz especialista em geografia urbana sobre binário em Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 13/04/2023)

O professor e pesquisador da UFSC, Elson Pereira, doutor em planejamento e desenvolvimento urbano e pós-doutor em geografia urbana, entende que o binário que a prefeitura irá implementar no trânsito nos bairros da Carvoeira, Saco dos Limões e Pantanal, não vai dar certo.

— Um binário precisa de duas pistas próximas no sentido inverso e que tenha conectividade entre elas, como ocorre no Estreito entre as avenidas Gaspar Dutra e Fulvio Aducci. Falta ponto de retorno e a rua que a prefeitura diz que irá servir de conectividade tem seis metros de largura. Não dá pra esquecer que o binário irá atrair, ainda, mais carros para a região. Não vai funcionar — afirmou Elson.

Elson, que foi candidato a prefeito de Florianópolis três vezes, participou do programa Conversas Cruzadas, da CBN Floripa, desta quarta-feira (12). Ele diz que não tentará mais ser chefe do executivo municipal.

O sistema binário irá iniciar a sua operação a partir do dia 21 de abril. Segundo a prefeitura, a distância de um ponto ao outro com o binário terá aumento médio de 21%. No entanto, o tempo de deslocamento vai diminuir, em média, 60%.

Ouça o programa:

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Fabio disse:

    A reportagem não deixa claro se o Professor Elson Pereira afirma isso baseado em algum estudo com simulação de trânsito, ou apenas no conhecimento dele. Falar e acusar é fácil. Difícil é produzir evidências que sustentem tais afirmações. O mesmo vale para a prefeitura de Florianópolis: será que a prefeitura fez um estudo técnico de trânsito simulando as alterações antes de sair gastando o dinheiro do cidadão em obras?
    Enfim, logo saberemos se foi uma decisão técnica ou política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *