É hoje: maior concurso de botecos do Brasil começa em Florianópolis
10/04/2023
Obras da nova ponte da Lagoa, em Florianópolis, começam na segunda-feira
10/04/2023

Mesa redonda marca abertura da exposição Coleção Barcos do Brasil e do Mundo: um acervo sensível

Na próxima quarta-feira, dia 12 de abril, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Iphan em Santa Catarina (Iphan-SC) realiza mesa-redonda para marcar o lançamento da exposição “Coleção Barcos do Brasil e do Mundo: um acervo sensível”. O evento será realizado na sede do Instituto, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Iphan. (colocar link) A entrada é gratuita e, para participar, é necessário se inscrever por meio de formulário, pois as vagas são limitadas em 35 (presencial). Será emitido certificado de participação.

O objetivo do encontro é discutir os desafios par a difusão da exposição, juntamente com o acervo do Museu Nacional do Mar, por meio de exposições itinerantes e ações de conservação. Ambas são ações de contrapartida social de um projeto proposto pelo modelista Carlos Heitor Chaves. Ele foi realizado por meio de edital de fomento à cultura e ao patrimônio do Governo do Estado de Santa Catarina (Edital Elisabete Anderle) e conta com o Iphan como apoiador.

A conversa conta com a participação do modelista Carlos Heitor Chaves; do arquiteto e criador do Museu Nacional do Mar, Dalmo Vieira Filho; e do Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, do Museu do Ipiranga; e será mediado pela arquiteta e urbanista do Iphan-SC Maria Regina Weissheimer.

Exposição

A mostra traz ao público catarinense uma seleção de 14 peças que fazem parte do trabalho de restauração de cerca 30 modelos de embarcações tradicionais do Brasil, em escala 1:25, realizado pelo modelista Carlos Heitor Chaves. O modelista, que há mais de 20 anos trabalha em parceria com o Museu Nacional do Mar, é também autor de diversos modelos que integram a Coleção Barcos do Brasil e do Mundo.

A Coleção Barcos do Brasil e do Mundo faz parte do acervo do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul (SC), e é tombada pelo Iphan como Patrimônio Cultural brasileiro, sendo considerada uma das mais significativas coleções de modelos em escala de embarcações tradicionais no cenário mundial.

Confira aqui os participantes da mesa-redonda:

Dalmo Vieira Filho é arquiteto e urbanista e possui mais de 30 anos de carreira junto ao Iphan e ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Idealizador e responsável pela criação do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, criou e coordenou o Projeto Barcos do Brasil e idealizou a Coleção Barcos do Brasil e do Mundo.

Carlos Heitor Chaves é modelista naval e integra, juntamente com Luiz Lauro Pereira Jr. (o Laurinho) e Conny Baumgart, o trio de modelistas que trabalham em conjunto com o Museu Nacional do Mar e, desde 2005, produzem peças para a Coleção Barcos do Brasil e do Mundo. Acompanha o processo de preparação, montagem e desmontagem das exposições e de conservação periódica deste precioso acervo.

Paulo César Garcez Marins é doutor em História Social e professor livre-docente da USP, com atuação em temas como história cultural, museus de história, história urbana, história da arquitetura no Brasil, identificação e gestão do Patrimônio Cultural. É chefe do Departamento de Acervo e Curadoria e presidente da Comissão de Pesquisa do Museu Paulista da USP no biênio 2022-2024.

Maria Regina Weissheimer é arquiteta e urbanista e servidora do Iphan desde 2006. Atuou na organização de todas as exposições já realizadas com a Coleção Barcos do Brasil e do Mundo e na curadoria das exposições na sede do Iphan, em Brasília, em 2011; no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, em 2018; e no Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro, em 2021.

Serviço:
Mesa redonda:
Data: 12 de abril de 2023
Horário: às 16 horas
Local: Sede do Iphan-SC, Rua Conselheiro Mafra, 141 (Antiga Alfândega), Centro, Florianópolis
Formato: Híbrido (presencial com 35 lugares e transmissão via canal do YouTube @Iphangovbr)
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=u8mzWyGxJPM
Inscrição pelo link com opção pelo formato presencial ou virtual, e posterior emissão de certificado de participação, pode ser feita pelo link https://forms.gle/cq2PbQ3nV14KwPMe6

(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 06/04/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *