Projeto Integrar abre inscrições do curso pré-universitário gratuito em Florianópolis
01/03/2023
Cidade de 15 minutos: a visão de Paris que tem inspirado um movimento global
01/03/2023

Sul da Ilha, em Florianópolis, recebe alerta para não ficar poluído igual ao Norte da Ilha

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 28/02/2023)

Providencial o trabalho da prefeitura de Florianópolis, nesta semana, que flagrou irregularidades na ligação de esgoto no bairro Novo Campeche, no Sul da Ilha. Dos 18 prédios analisados, 15 apresentavam estações de tratamento fora dos parâmetros exigidos. Assim, surge um grave alerta para a região que ainda cresce em ocupação territorial, um alerta que vem com pressente perigoso: o Norte da Ilha.

Florianópolis vai financiar ligações a rede de esgoto por melhora na balneabilidade

A atual temporada de verão está marcada pelos problemas relacionados ao esgoto irregular. Praias inteiras ficaram semanas impróprias para banho por conta das ligações irregulares, além do surto de virose registrado, principalmente, nas praias do Norte da Ilha. Comprova-se, então, que aquela região da cidade teve um crescimento desordenado e sem a preocupação ideal com o saneamento básico.

Ao Sul da Ilha cabe mais rigor. A prefeitura colocou em prática o Pacto Pelo Saneamento, mas também tem o desafio de ser mais incisiva nas liberações de obras futuras. Um dos grandes problemas do Norte foi justamente o fato de que prédios se instalaram e o saneamento não esteve em primeiro problema.

O sinal vermelho para os bairros do Sul está aceso. Resta ao poder público e aos moradores agir agora, caso contrário não haverá mais tempo para reagir, como já se percebe no Norte.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *