Relatório de balneabilidade aponta 64% das praias do Litoral Catarinense como próprias para banho
20/03/2023
Grupo ND lança projeto voltado para comemorar aniversário de 350 anos de Florianópolis
20/03/2023

Recordista mundial fará travessia de highline em pleno Centro de Florianópolis durante a Maratona Cultural

Foto: Divulgação

Acostumado às alturas, o manezinho Rafael Bridi fará uma travessia de highline diferente de todas que já fez até hoje durante a programação da Maratona Cultural 2023. O atleta nascido em Florianópolis celebrará o aniversário de 350 anos da cidade cruzando 130 metros de distância, a 30 metros de altura, sobre um dos pontos icônicos da capital: a Praça 15 de Novembro. Bridi percorrerá o caminho entre os prédios Eugênio Beirão (Rua Tiradentes) até o Condomínio João Moritz (Praça XV), equilibrando-se em uma fita de 2,5 centímetros de largura. “Será muito especial poder fazer essa travessia por cima da centenária figueira, que é símbolo da praça, e com vista para o palco principal da Maratona Cultural, um dos maiores eventos multiculturais de Santa Catarina, onde ocorrem as festividades de aniversário da cidade”, celebra o atleta.

O público poderá acompanhar a apresentação de Bridi e outros atletas na quinta-feira (23), das 10h às 18h, e das 20h à 0h00, durante o show do Dazaranha e demais atrações. Os participantes estarão caracterizados com roupas típicas dos personagens do folclore de Florianópolis. Já na sexta-feira (24), as travessias ocorrerão das 9h às 14h, com manobras e corridas.

Bridi tem uma estreita relação com a cidade. Foi em Florianópolis que ele alcançou seu primeiro recorde de maior highline urbano das Américas, com uma travessia na reabertura da Ponte Hercílio Luz, no dia 5 de janeiro de 2020, percorrendo 340 metros de distância, a 40 metros de altura até a ponte e 70 até o mar. Em janeiro de 2023, o atleta quebrou o seu próprio recorde na categoria, com uma travessia de 510 metros de distância, a 114 metros de altura, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Bridi começou a praticar slackline em 2010, partiu para o highline em 2013 e já estampou seu nome duas vezes no Guiness Book, uma em 2020 e a outra em 2021. A primeira foi a maior travessia de highline, 261 metros, dentro de um vulcão ativo no Mundo, no Monte Yasur, na ilha de Tanna, em Vanuatu. A segunda vez foi na cidade de Praia Grande, na serra de Santa Catarina, com o highline mais alto do mundo em relação ao solo. Bridi fez a travessia entre dois balões no ar, a 1.901 metros do chão. O feito deu origem ao curta-metragem Walking on Clouds, que foi finalista do Banff Mountain Film Festival 2022, o maior evento de filmes de montanhismo e esportes radicais do mundo.

Sobre a Maratona Cultural 2023

Ao todo, serão quatro dias com mais de 300 atrações em 80 pontos diferentes da cidade, acompanhando as celebrações pelo aniversário de 350 anos de Florianópolis. A programação da Maratona Cultural é gratuita para o público e pode ser conferida no site maratonacultural.com e no Instagram: maratonacultural2023/.

A Maratona Cultural é uma realização do Instituto Maratona Cultural. Conta com apoio da CDL, Baía Sul. Apoio Cultural de Floripa Airport, Habitasul, Passeio Primavera, Ibagy e Teltec Solutions. Patrocínio: Engie, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis. Incentivo: Claro, Cassol, Fort Atacadista, Jeep DVA, Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina.⠀

(Informe Floripa, 19/03/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *