23ª edição do Comida di Buteco chega a Florianópolis em abril
17/03/2023
Trato Pelo Capivari participa de plantio de mudas em horta comunitária
17/03/2023

Pacto: Sedimentos retirados de canal de drenagem do Rio Tavares supera carga de 2 mil caminhões

Foto/Divulgação: Leonardo Sousa/PMF

A limpeza inédita do canal artificial de drenagem do Rio Tavares, no sul da ilha, iniciada na semana passada, avançou nos últimos dias. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, retirou cerca de 6 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados nas margens e leito do sistema, o equivalente a 2 mil caminhões de pequeno porte carregados. O canal é responsável pelas condições de escoamento pluvial e recebimento das variações das marés na região.

“Observando o trecho que já passou pela limpeza, fica ainda mais evidente a necessidade dessa obra para garantir mais segurança aos moradores do entorno. A água está correndo com mais facilidade, em um canal com mais capacidade. Se continuasse assoreado, seguiria acarretando em transtornos diretos para toda a comunidade, como os alagamentos conhecidos e bloqueios da SC-405\”, salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

Em extensão, 1km de fluxo de água passou pela primeira etapa de desobstrução, quantidade que representa metade do total do canal. A profundidade aferida antes do início da limpeza no local variava entre 11 cm a 1m. Ao final da ação de manutenção, deve chegar a 3m. A intervenção é realizada em caráter emergencial, com a utilização de escavadeira hidráulica sobre pontão flutuante – que serve como balsa para transporte do maquinário no canal.

(PMF, 16/03/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *