Praia de Jurerê tem primeira licença para obra de engordamento
24/03/2023
Mobilidade urbana como serviço
24/03/2023

EcoDistritos: cidades sustentáveis a partir de bairros inovadores

Até 2050, 68% da população mundial viverá no meio urbano estima o Relatório Mundial das Cidades 2022 da ONU-Habitat. Com a previsão de ter mais 2,2 bilhões de habitantes no planeta nos próximos 27 anos, os municípios enfrentam o complexo desafio de contar com infraestrutura, moradia e soluções ambientais para atender aos seus residentes e às demandas que surgem nesse cenário. Dentro desse contexto, os EcoDistritos se configuram em uma alternativa para a construção de localidades mais resistentes às transformações climáticas, sociais e econômicas.

De maneira ampla, os bairros ecológicos são desenvolvidos com o foco na criação de comunidades mais justas, resilientes e sustentáveis, como descreve a organização EcoDistricts, fundada em 2013 para disseminar projetos desse tipo na América do Norte e em outros países e capacitar profissionais para implementá-los. Entre as características desses distritos, que podem ser novos empreendimentos ou regiões já existentes revitalizadas, eles têm as pessoas e as questões ambientais no centro das decisões urbanísticas, aliam inovação e eficiência energética e economia de água, são caminháveis e oferecem conexão com outros meios de transporte, como ciclovias, paradas de ônibus e/ou estações de trem ou metrô, detalha reportagem do The Urbanist, entidade sem fins lucrativos com sede em Seattle (Washington, EUA), que analisa e divulga políticas voltadas para as cidades.

(Confira a matéria completa em Movimentos Somos Cidade, 23/03/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *