Falta de manutenção na Praça Plácido Domingos de Souza
28/02/2023
CPDI e Secretaria de Educação de Florianópolis firmam parceria para oferecer cursos gratuitos de tecnologia
28/02/2023

Projeto da Capital é escolhido pela ONU

A iniciativa impacta crianças, jovens e adultos sobre redução de riscos, desastres e mudanças climáticas na Capital (Foto: Cristiano Andujar/PMF)

O Projeto “Integrar para Proteger: Como impactar crianças, jovens e adultos através de alianças estratégicas”, foi um dos 100 escolhidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Governo do Uruguai para apresentação na cidade de Punta Del Este, na VII Plataforma Regional para a Redução de Riscos e Desastres das Américas e Caribe.

O programa elaborado pela Prefeitura de Florianópolis ensina às crianças, adolescentes e adultos qual o papel de atuação da Defesa Civil e a cultura da autoproteção. O coordenador do projeto e assessor de Políticas Públicas para Infância e Juventude, Samuel Vidal, destaca: “É uma grande responsabilidade ter a missão de representar Florianópolis e todos que colaboraram com a execução dos projetos que impactaram crianças, jovens e adultos com o objetivo de replicar os conhecimentos para mais pessoas, visando a autoproteção. Nossos cases da Capital, viraram referência para cidades que buscam implementar políticas públicas de proteção, pois em desastres, não sobrevivem os mais ricos ou os mais fortes e, sim, os mais preparados para enfrentar a adversidade.”

Outros projetos relacionados

O programa “Defesa Civil Vai à Escola”, ministrado pelos agentes do órgão, formou mais de 2 mil alunos em 2022. Ainda no ano passado, o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) e o Curso de Voluntariado em Emergência (CVE) da Defesa Civil, em parceria com a Fundação Somar, Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina (OAB/SC) e Brigada 47, formou mais de 150 voluntários, que fazem parte de 11 núcleos comunitários e a tropa de elite de voluntários, localizados no Norte, Centro, Sul da Ilha e maciço do Morro da Cruz, na Capital, que auxiliam os agentes quando existem ocorrências nestas localidades.

Os cursos repassam temas como: conceito do órgão, percepção de riscos, o que são desastres, principais ocorrências históricas já registradas em Santa Catarina, e primeiros socorros. Por último, são repassadas informações sobre a legislação que regulamenta o trabalho, ações de prevenção, dicas de segurança e iniciativas importantes e necessárias para o combate à dengue.

Referência em autoproteção

“Florianópolis é uma das Capitais mais seguras do Brasil e isso está relacionado com obras estruturantes, ações de mitigação como limpeza de rios, desentupimento de bueiros, através das ações do pacto pelo meio ambiente e unindo a parte educacional para todas as idades, como prevenir e como agir. O objetivo é tornar Florianópolis uma capital referência em autoproteção no Brasil”, explica o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.

“Pensar e apresentar projetos promissores pelo exterior traz visibilidade para nossa Florianópolis e inspiração para que muito ainda seja feito ao redor do mundo. Precisamos ensinar quem está disposto a aprender, crianças, jovens ou adultos, segurança é um direito e deve fazer parte da vida de todos”, relata o prefeito da Capital, Topázio Neto.

(Portal Imagem da Ilha,  27/02/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *