Índice de coliformes fecais aumenta em pontos de testagem das praias de Florianópolis
09/02/2023
Instituto Vilson Groh dá pontapé na carreira de microempreendedores da Grande Florianópolis
09/02/2023

Pacto pelo Saneamento: Prefeitura inspeciona estações de tratamento de esgoto de 44 condomínios no Novo Campeche

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou na manhã desta quarta-feira, 08 de fevereiro, ação de inspeção em estações de tratamento de esgoto condominiais de 44 condomínios do loteamento Novo Campeche, no Campeche, sul da Ilha.

A eficiência dos sistemas de tratamento está sendo verificada através das equipes da Blitz Sanear e do Floripa Se Liga na Rede, responsáveis pela coleta de amostras nos pontos de entrada e saída das estações. “Após a análise de laboratório, em caso de irregularidade, os imóveis serão notificados e podem ser multados por crime ambiental. É importante que todos estejam cientes da destinação do esgoto doméstico e auxiliem na resolução de problemas quando forem de sua responsabilidade, uma postura que queremos difundir em toda a cidade por meio do Pacto pelo Saneamento”, destaca o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

Para que seja considerado regular, o resultado da análise precisa atender aos padrões definidos de acordo com a licença ambiental de operação do empreendimento. “A constatação de apenas um parâmetro fora do padrão é suficiente para que o sistema de esgotamento do condomínio esteja prejudicando o meio ambiente, e portanto, seja considerado irregular”, explica o superintendente de saneamento, Lucas Arruda.

Além de checar o funcionamento das estações, os síndicos de cada condomínio receberam material informativo sobre a regularização dos sistemas de esgoto, destinados para os moradores. A ação segue durante o dia e, em caso de impossibilidade de vistoria em algum dos locais, uma nova visita será agendada para a próxima semana.

(PMF, 08/02/23)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *