Obra de revitalização do Caps da agronômica em Florianópolis deve ficar pronta até outubro
16/02/2023
Prefeitura oferece 40 cursos de informática e de gestão totalmente gratuitos
16/02/2023

Onze eixos da cidade inteligente – uma visão geral

Para gerenciar a complexidade de uma cidade inteligente de forma integral e holística, pesquisadores costumam estruturar seus elementos em dimensões e características específicas. Alguns planos de cidade inteligente também são estruturados em eixos principais ou áreas de foco, customizadas para o contexto e o objetivo final, como sustentabilidade ambiental ou mobilidade urbana, por exemplo.

Nesse âmbito, a pesquisa de Giffinger et al (2007) foi pioneira, sendo seu resultado a base para o igualmente pioneiro Ranking European Smart Cities. Os autores desenvolveram uma metodologia de avaliação das cidades baseada em seis principais dimensões: economia, capital humano, governança, mobilidade, meio ambiente e estilo de vida. Essa estrutura em seis dimensões foi bastante difundida nos anos seguintes e, se inspirando nessa referência, pesquisadores, autores e planejadores criaram novas e customizadas estruturas com o mesmo propósito.

(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 12/02/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *