Gilberto Gil volta para fazer show pelos 350 anos de Florianópolis
27/02/2023
Definida data de inauguração da praça Forte São Luís, em Florianópolis
27/02/2023

Comunidade recebe praça da Serrinha revitalizada

Foto: Léo Russo/Divulgação PMF

O prefeito Topázio Neto entregou a reforma e ampliação da Praça da Serrinha, na manhã de sexta (24). No espaço de quase 700 metros quadrados, foi implantado campinho de areia, realocados equipamentos de academia e feita manutenção da área de lazer.

Topázio destacou a “relação de respeito e admiração mútua” com a mobilizadora social Daiane Cristina Piccoli e com a comunidade. “A prefeitura tem esse olhar para as comunidades mais vulneráveis, aquelas que precisam mais do poder público”, afirmou.

Daiane agradeceu a prefeitura por atender prontamente as demandas. “É a comunidade vencendo como sempre. A favela sabe cuidar dos seus espaços, sabe reciclar, sabe cuidar de uma horta. Somos nós por nós, trazendo o pessoal do asfalto a olhar para o alto, porque tem muita qualidade e muita pessoa boa aqui”, discursou a líder.

A secretária adjunta de Limpeza e Manutenção Urbana, Íris Farias, destacou que a praça traz ganhos para a comunidade. “É um prazer entregar esse espaço que vai ser bem aproveitado, para conhecer melhor vizinhos, para fazer novas amizades. A praça é como se fosse a extensão da casa de quem mora nesta comunidade”, disse.

Manutenção constante
A revitalização manteve as plantas medicinais contidas no canteiro central. No complexo da praça, há horta agroecológica mantida pela comunidade e biblioteca abastecida pelo Museu do Lixo da Comcap.

A praça da Serrinha foi implantada em 2019 e, de lá pra cá, recebeu seis manutenções antes da reforma completa realizada agora.

Melhorias o tempo todo
De acordo com a diretora de Obras Civis da SMLMU, Izabel Cristina de Jesus, a expectativa é que a comunidade ajude a cuidar do espaço. Atualmente, aponta ela, a Prefeitura de Florianópolis mantém serviços de melhoria em três praças simultaneamente.

A SMLMU mantém dois contratos de manutenção de praças, um para atender centro e continente, outro para norte, leste e sul da Ilha de Santa Catarina. Há 316 espaços públicos identificados na cidade, desde áreas verdes para implantação futura, locais com apenas um banco, até área de 15 mil metros quadrados como o Parque de Coqueiros. Cento e oitenta espaços foram completamente revitalizados já e o serviço de manutenção é constante e ininterrupto.

Praça dos Lageanos
Também na comunidade da Serrinha, foi entregue recentemente espaço de lazer, na praça dos Lageanos. O local recebeu área de lazer sob a coleção de árvores. Ivandino Tadeu Hilman de Lima, vizinho do local, já se encarregou de varrer a praça, juntando as flores rosa do ipê. “Estou limpando, para as crianças brincarem, ficou muito bonita essa praça”, disse.

Taylor Naruã dos Santos Silva gostou da novidade, já programa jogar bola e xadrez. Ele gostou do balanço, mas já sugeriu à equipe da SMLMU que a área de lazer poderia incluir também um escorregador e jogo de amarelinha no piso.

(PMF, 24/02/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *