Novo relatório do IMA aponta aumento no número de pontos próprios para banho em Florianópolis
12/01/2023
Florianópolis vai ter uma corrida noturna inédita na pista do aeroporto
13/01/2023

Somos todos responsáveis pelo fim da poluição nas praias

Imagem capturada de balneabilidade.ima.sc.gov.br em 11/01/2023.

O Movimento Floripa Sustentável, integrado por 45 entidades da comunidade catarinense, vem aqui se posicionar de forma veemente, mas também pragmática e técnica, na grave questão da balneabilidade das praias da Ilha de Santa Catarina – que segundo os últimos Relatórios do IMA, apresentam situação grave e preocupante.

Diante deste cenário, que afeta diretamente moradores e turistas e contribuiu, segundo as autoridades sanitárias, para o também número recorde de casos de diarreia em Florianópolis nesta temporada, o Floripa Sustentável elenca as seguintes ações a serem tomadas:

– Apoio incondicional ao CODENI (Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha) para solução imediata do principal foco de poluição do Norte da Ilha, o Rio do Brás, em Canasvieiras.

– Apoio à Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores no diálogo com o novo presidente da Casan, Laudelino de Bastos e Silva, no que se refere ao não cumprimento, por parte da empresa, dos termos de contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto da sua principal cliente, a cidade de Florianópolis.

Se não tem capacidade para suprir de saneamento básico regiões como a da Lagoa da Conceição, Canasvieiras e Beira Mar Norte, a Casan deve encontrar alternativas imediatas em parceria com a iniciativa privada para que isso se concretize. O Novo Marco do Saneamento nacional preconiza isso.

– Ajudar a promover o amplo debate e outras iniciativas em relação ao emissário submarino do Sul/Leste da Ilha de Santa Catarina, em busca da melhor solução num tema tão polêmico e para o qual não existe solução ideal – mas sim a menos pior.

– Promover campanhas de conscientização e educação de moradores e turistas, como sempre fez com o inestimável apoio das entidades comunitárias e dos veículos de Comunicação, para dar sustentação a todas a essas ações propostas.

– Em relação a todas essas ações e iniciativas, estabelecer metas e prazos.

– Por último, colocar à disposição da cidade de Florianópolis, também como sempre tem feito, grupos técnicos e profissionais que possam colaborar para a mais urgente solução deste que é o mais grave problema da nossa cidade, juntamente com a mobilidade urbana.

Sempre junto com a comunidade,

FLORIPA SUSTENTÁVEL
45 ENTIDADES EM FAVOR DE UMA CIDADE

(Floripa Sustentável, 11/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *