Florianópolis vai financiar ligações a rede de esgoto por melhora na balneabilidade
23/01/2023
Florianópolis tem 6 mil ligações irregulares de água, estima Casan
24/01/2023

Problemas de balneabilidade em SC preocupam comércio e serviços

Setores temem impacto futuro da situação em períodos como Carnaval e cobram investimento em soluções para o tema.

O contexto adverso da atual temporada, com problema de balneabilidade nas principais praias do litoral, acende um alerta no turismo, responsável por 13% do PIB de Santa Catarina. A comerciante Gleisi Souza, moradora do bairro Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis, afirmou à reportagem da NSC na última semana que registra movimento menor e vendas abaixo da média. A praia da região tem pontos impróprios para banho nas últimas análises do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC) em razão da situação do rio Capivari, que tem levado poluição às águas.

— Não estamos tendo temporada de verão. Se continuar assim, em cinco anos não vamos ter mais o turismo forte — cobra a comerciante.

A presidente da unidade estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Juliana Mota, diz que entre os associados, a situação ainda não afetou o movimento de clientes. Pesquisa divulgada nesta semana pela entidade apontou que entre 23 de dezembro e 8 de janeiro, 57% dos entrevistados informaram ter fluxo de clientes maior ou muito maior do que no mesmo período da temporada passada. A dirigente afirma, no entanto, que o assunto é uma preocupação para a entidade.

Em especial, porque pode afetar a vinda de turistas de outros estados. A infraestrutura da região também foi lembrada por 10% dos associados como o principal desafio na atual temporada. Foi o terceiro ponto mais citado, atrás de contratação de mão de obra e custos de insumos.

Comércio também cobra respostas

O presidente do sistema Fecomércio Sesc Senac, Hélio Dagnoni, afirma que existe preocupação com a imagem do Estado como destino para as próximas temporadas e diz que o investimento em infraestrutura, meio ambiente e saneamento são vitais para a economia de SC.

— O Litoral catarinense, que tem no turismo de sol e mar seu carro-chefe, está sentindo os reflexos nos seus estabelecimentos, especialmente no ano em que a expectativa era de retomada do fluxo de turistas — avalia Dagnoni.

O Movimento Floripa Sustentável, composto por 45 entidades, divulgou nota na semana passada em que cobra solução imediata do Rio do Brás, em Canasvieiras, citado pelo órgão como principal foco de poluição do Norte da Ilha, em Florianópolis. O texto também pressiona a Casan por soluções e cita outras iniciativas que poderiam contribuir com o tema.

Em Balneário Camboriú, a Secretaria de Turismo informou que os dados da ocupação hoteleira não apontam cancelamentos em razão dos problemas enfrentados em SC. O órgão assegura que a temporada está sendo a melhor dos últimos anos.

(NSC Total, 21/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *